Espanha

A independência catalã e o futebol

Barcelona dominando o futebol mundial, seleção espanhola conquistando títulos com vários catalães, crise econômica na Espanha. Vários fatores reforçaram nos últimos meses a ideia nacionalista na Catalunha, e isso acaba se refletindo no futebol. Torcedores defendem que a seleção catalã se separe do resto da Espanha, mesmo que o Barcelona continue atuando em La Liga.

É uma questão complicada, com vários fatos e mitos, e algumas contradições de todas as partes. Por isso, a Trivela preparou um especial sobre o separatismo catalão e o futebol. Confira:

Seleção e campeonato
A seleção catalã seria forte, mas não tanto quando muitos acham. De qualquer forma, teria vida própria muito mais gloriosa que a de uma Liga Catalã. Confira.

Dois países, uma liga
Há clubes de um país jogarem liga de futebol de outro, mas, caso os catalães seguissem no Campeonato Espanhol, seria inédito. Entenda por que.

Análise
A opinião dos próprios catalães sobre o separatismo tem suas contradições. Mas uma pesquisa mostra que boa parte da região sabe disso. Veja só.

Mostrar mais

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo