Espanha

Barcelona mostra vídeo de projeto em 3D do novo Camp Nou, para 105 mil pessoas

O Barcelona mostrou nesta terça-feira um projeto em 3D para a reforma do Camp Nou, estádio do clube. Já falamos sobre a reforma do estádio, que se tornará o maior da Europa com 105 mil lugares. Para isso, o clube faz diversos estudos de ideias para a reforma. Afinal, o Camp Nou é um patrimônio do clube não só pelo seu valor de uso, mas pelo seu valor histórico. Então, é preciso tomar cuidado com o estádio para modernizá-lo, como já ficou claro que é necessário, mas sem perder a sua essência.

LEIA TAMBÉM: O Barcelona lançou oficialmente seu próximo uniforme e trocou mesmo a tradição pela inovação

Para chegar ao projeto definitivo, o clube fará um concurso em fases para garantir a escolha do melhor projeto. O concurso internacional será gerido pelo clube em parceria com o Colégio de Arquitetos da Catalunha e uma comissão julgadora com membros das duas instituições. Essa comissão julgadora terá cinco membros do Barcelona, sendo quatro membros da Junta Diretiva e um arquiteto; três membros do Colégio de Arquitetos; e um da Prefeitura de Barcelona. Além disso, haverá uma comissão técnica formada por nove membros, sete do clube e dois do Colégio de Arquitetos. A reforma inclui não só o Camp Nou, mas também o ginásio de basquete do clube.

O concurso terá duas fases, uma de pré-seleção e outra de ideias. A primeira fase do concurso, que irá até o mês de junho, será de pré-qualificação de diferentes times a partir de uma especificação com base em regras e critérios para seleção. Tudo isso será publicado no site do clube, no dia 5 de junho. A partir de agosto, começa a segunda fase, que vai até dezembro. Será um concurso de ideias, com propostas que serão revisadas pela comissão técnica e anúncio, ainda em dezembro, dos vencedores.

O vídeo mostra um estudo arquitetônico, com uma projeção de como pode ser a cobertura e os materiais que serão utilizados. A cobertura, que é um ponto crucial, tem seis projetos diferentes. Segundo o clube, essa parte da reforma representa cerca de 15% dos custos. O projeto mostrado em vídeo mostra as melhorias que serão feitas no estádio, com destaque, claro, para a cobertura, de 47 mil m², que cobrirá todos os torcedores. Entre as reformas, estão um melhor setor visitante, novas passarelas, novos auto-falantes, pontos de wi-fi, painéis de LED de alta resolução, uma nova área de imprensa com melhores instalações, uma nova posição para as transmissões de TV, para melhorar a qualidade da transmissão, uma plataforma melhorada para evacuação, como uma medida de segurança, um novo estacionamento com três mil vagas, além de um gramado com toda tecnologia disponível.


Espai Barça, un any de treball por fcbarcelona


Skyline Espai Barça por fcbarcelona

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo