EspanhaEstados UnidosEuropaFrançaInglaterraItáliaLa LigaMLSMundoPremier LeagueSerie A

Balanço do fim de semana: jogão, surpresa, goleada…

Você já está acostumado com o Roteiro Trivela do fim de semana, que vai ao ar toda sexta-feira aqui no blog. A novidade é que passamos a mostrar, nas segundas-feiras, o que de melhor aconteceu no fim de semana. Quem se destacou? Quem goleou? Qual foi o vexame? Quem surpreendeu? Qual brasileiro brilhou mais? O que de mais importante aconteceu no fim de semana do futebol internacional nós destacamos por aqui, semanalmente. Tem Real Madrid e Barcelona, Tottenham e Arsenal, tem o Liverpool, tem até MLS, que voltou a ser disputada neste fim de semana.

 

O jogão

Tottenham 2×1 Arsenal
Relato do jogo

O clássico do norte de Londres foi um jogo bastante disputado e com bons lances, especialmente no primeiro tempo. Se Gareth Bale, a grande estrela do jogo, não teve uma atuação no mesmo nível das anteriores, ele foi novamente decisivo ao marcar um dos gols do time no dérbi.

A defesa do Arsenal mostrou muitos problemas, nenhum novo, e a rapidez do ataque do Tottenham aproveitou com Bale e Lennon entrando em diagonal e marcando livres. Nem o gol no início do segundo tempo foi suficiente, porque o time não conseguiu marcar o segundo, que empataria o jogo.

A surpresa

Reims 1×0 PSG
Relato do jogo

Todo mundo estava de olho no clássico espanhol, mas o Paris Saint-Germain tratou de protagonizar um jogo surpreendente e foi derrotado por um time que estava na zona do rebaixamento, o Reims. Não adiantou nada usar suas estrelas Lucas, Lavezzi, Pastore, Ibrahimovic… A sorte é que o time segue em primeiro lugar, com 54 pontos, porque o Lyon, segundo chegou aos 52, também tropeçou em um empate com o Brest.

A virada

Catania 2×3 Internazionale
Relato do jogo

Tudo bem que a virada da Inter só foi épica porque o time foi absolutamente ridículo no primeiro tempo da partida, mas é fato que o time conseguiu uma virada que parecia improvável. Graças, em grande parte, ao excelente jogo que fez Rodrigo Palacio, que só entrou na partida no segundo tempo e participou diretamente dos três gols – marcando dois e fazendo a jogada de um.

Os nerazzurri chegou a 47 pontos e segue sonhando em chegar à zona de classificação da Liga dos Campeões – nesse momento ocupada pela líder Juventus, 59 pontos, Napoli, 53, e Milan, 48. A Lazio é a quarta com 47, mesma pontuação da Inter. Fiorentina (6ª, 45) e Roma (7ª, com 43), vem em seguida.

O vexame

Wolfsburg 1×4 Schalke 04
Relato do jogo

Uma derrota por goleada em casa é sempre dura, mas do jeito que o Wolfsburg perdeu foi algo para deixar os torcedores vermelhos. Talvez mais de raiva que de vergonha. Os Lobos foram atropelados pelos Azuis Reais com direito a dois gols do jovem e talentoso Julian Draxler, um do peruano Farfán e outro do artilheiro Klaas-Jan Huntelaar.

Pior do que isso é saber que o time está em 15º na tabela de classificação, a uma posição da zona de rebaixamento. Seis pontos separam os Lobos do Augsburg, 16º colocado. E é bom o time de Josué, Diego, Fagner e Naldo começar a se mexer, porque ser rebaixado com um orçamento de salários tão alto será um vexame ainda maior.

A goleada

Wigan 0x4 Liverpool
Relato do jogo

Luis Suárez foi mais uma vez o nome do jogo do Liverpool nessa vitória tranquila sobre os Latics no sábado. Mas antes do show do uruguaio, Philippe Coutinho teve seu momento de brilho em uma ótima jogada pela esquerda que resultou em um gol de Downing, de cabeça (?!). Depois, foi a festa de Luisito, que marcou de três formas diferentes e chegou a 21 gols na Premier League, deixando para trás Robin van Persie, que tem 19 e não marcou contra o Norwich.

O Liverpool ainda é sétimo colocado na Premier League, com 42 pontos, e está bem atrás dos times que brigam por vaga na Liga dos Campeões – o Chelsea, quarto colocado, tem 52 pontos. São muitos pontos para tirar e Suárez terá que jogar muita bola para levar o time a subir mais. Será possível?

A lambança

Mikaël Silvestre, Portland Timbers
Portland Timbers 3×3 New York Red Bulls
Veja o relato

Mikaël Silvestre, 35 anos, professional desde 1996, desde os 19 anos, quando começou no Rennes. Passou por Internazionale, Manchester United, Arsenal e Werder Bremen antes de chegar ao Portland Timbers como, teoricamente, um reforço. Bom, no seu primeiro jogo em frente à torcida,  o zagueirão protagonizou momentos de terror, que certamente fez o Timber Army, torcida organizada dos Timbers, suar frio.

Para a sorte dele, o time conseguiu uma recuperação depois de estar perdendo por 3 a 1, arrancando um empate por 3 a 3 com o New York Red Bulls, um dos times considerados favoritos. Mas a sua desastrosa estreia jamais será esquecida. Veja o vídeo:

O craque

Francesco Totti
Roma 3×1 Genoa
Veja o relato

Aos 36 anos, o eterno camisa 10 da Roma continua sendo decisivo para os giallorossi. Neste fim de semana, Totti chegou a 225 gols no Campeonato Italiano e empatou com Gunnar Nordahl como segundo maior artilheiro da Serie A. Os dois estão atrás apenas de Silvio Piola, que tem 274. E mais do que fazer o gol de pênalti no primeiro tempo, Totti cobrou o escanteio que resultou no segundo gol, de Alessio Romagnoli, e fez a jogada do gol de Simone Perrota, que decretou o placar final. Resta saber se o jogador será suficiente para levar a Roma a subir mais na tabela, em um campeonato que promete uma briga acirrada pelas vagas europeias.

O matador

Mike Magee
Los Angeles Galaxy 4×0 Chicago Fire
Veja o relato

Mike Magee estreou na MLS como um monstro. O atacante do Los Angeles Galaxy é chamado de “Mr. November” por seu desempenho crescer nesse mês, quando acontecem os playoffs da MLS, mas sua estreia mostra que o camisa 18 veio com fome de gols na temporada. Só neste jogo contra o Chicago Fire foram três. O time venceu por 4 a 0 no primeiro jogo oficial desde a saída de David Beckham e o time parece que não sentiu nenhuma falta. Segue sendo um dos mais fortes da competição.

O brasileiro

Brandão
Saint-Etienne 4×0 Nice

O centroavante Brandão voltou a balancer as redes no Campeonato Francês. Desta vez, em uma goleada do seu time, o Saint-Etienne, sobre o Nice, uma das surpresas na temporada. O atacante fez dois gols, chegou a nove na Ligue 1 e ajudou o time a chegar a 47 pontos, em quarto lugar, deixando para trás justamente o Nice, que ficou com 45. Os três primeiros colocados vão à Liga dos Campeões.

O melhor jogo que você não viu

Real Madrid 2×1 Barcelona
Veja o relato

A não ser que você seja um dos que tem o canal Sports+, exclusivo da Sky e pago à parte, você não viu o Super Clássico espanhol. Era um dos jogos mais esperados do fim de semana e correspondeu, ao menos em parte. Os merengues entraram com um time misto em campo, com o garoto Morata no ataque e Kaká no meio-campo, mas mesmo assim foi melhor que o time catalão na maior parte do jogo. Nem o gol de Messi à lá Messi fez os blaugranas reagirem.

A vitória dá moral ao time de José Mourinho para enfrentar o Manchester United nesta terça-feira, em Old Trafford, no jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões. No lado barcelonista, já há preocupação sobre o jogo de volta contra o Milan, na próxima semana. Há tempo para corrigir os erros, mas o time terá que mostrar muito mais do que nos últimos jogos.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo