Champions LeagueEspanhaLa Liga

Artilheiros do ano: veja todos os 119 gols de Cristiano Ronaldo e Messi em 2014

Pela segunda vez consecutiva, Cristiano Ronaldo se consagra como o maior artilheiro do ano entre os jogadores de primeira divisão. O craque consegue tornar a cada rodada sua temporada ainda mais incrível, com uma capacidade goleadora impressionante. Foram 61 gols em 60 partidas oficiais em 2014, pelo Real Madrid e pela seleção de Portugal. O camisa 7 passou em branco apenas em 19 jogos nos quais esteve em campo. E a impressão que fica é que seus números poderiam ser ainda maiores, não fossem as lesões que o atrapalharam no primeiro semestre.

LEIA MAIS: Impossível? Cristiano Ronaldo tem tudo para fazer recorde de Messi virar pó em pouco tempo

Apesar da fase espetacular, Cristiano Ronaldo ficou abaixo de seu melhor ano. Em 2013, o craque balançou as redes 69 vezes. E um pouco distante das duas melhores marcas do futebol europeu: os 85 tentos de Gerd Müller em 1972 e os 91 de Messi em 2012 – que precisou de espantosas 67 partidas. Por enquanto, o recorde do camisa 10 do Barça que Ronaldo pode mirar de maneira muito séria é o de gols em uma temporada: já são 35 em 2014/15, quase metade dos 73 do argentino em 2011/12. No atual ritmo, bate com propriedade e supera outras marcas históricas de temporada.

E o mais curioso sobre o total de gols em 2014: por mais que Cristiano Ronaldo esteja sobrando, e Messi pareça não viver os seus melhores dias, o blaugrana anotou apenas três tentos a menos que o merengue ao longo do ano. São 58 gols distribuídos por 66 jogos – uma média inferior à de Ronaldo e também ao seu auge em 2012. De qualquer forma, mesmo com os problemas físicos recentes, o camisa 10 aos poucos volta a destoar. Nos últimos 30 dias, foram 12 gols em sete jogos, um sinal mais do que concreto disso.

VEJA TAMBÉM: Por mais que o repertório seja enorme, Messi não se cansa de surpreender

O fato é que Cristiano Ronaldo e Messi deixaram a todos mal acostumados. Basta uma partida em branco contra o San Lorenzo ou uma atuação apagada diante do Getafe para cobrarmos os dois mitos. No entanto, nenhum jogador do mundo nas últimas décadas teve uma capacidade de marcar gols tão impressionante quanto a dupla. Ao longo de 2014, vários recorde foram batidos: o de gols em uma edição na Champions, o total na história do torneio, o de hat-tricks em La Liga, o histórico no Campeonato Espanhol.

Nos próximos meses, mais marcas devem continuar sendo pulverizadas por Cristiano Ronaldo e Messi. Sorte a nossa, que podemos ver duas lendas deste porte sendo contemporâneas, algo raríssimo (para não dizer inédito) na história do futebol. Hora de desfrutar:

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

>>> O maior da história da Champions: todos os detalhes do recorde de gols de Cristiano Ronaldo

>>> Aqui estão os 253 gols que fizeram de Messi o maior artilheiro do Espanhol

>>> Os 69 gols de Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro do mundo em 2013

>>> Veja todos os 71 gols do recordista Messi na Champions League

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo