Atual campeã do Campeonato Europeu Sub-21, a Espanha segue invicta em busca de seu quarto título no torneio. Jogando fora de casa, o time treinado por Luis Milla venceu a Croácia por 2 a 0 nesta quinta-feira e chegou a sua terceira vitória em três partidas pelas eliminatórias da competição, cuja fase final acontece em 2013.

Capitaneados pelo goleiro De Gea, os espanhóis inauguraram o placar aos 18 minutos de jogo, com Koke. Já no segundo tempo, o brasileiro naturalizado Rodrigo Moreno deu os números finais para o embate, aos 12 minutos. O resultado deixa a Fúria na liderança do Grupo 5, com nove pontos, cinco a mais que a Suíça.

Outro favorito no torneio que também venceu nesta quinta e lidera o seu grupo é a Alemanha, que bateu a Bósnia por 3 a 0. Peniel Mlapa e Sebastian Neumann deixaram os germânicos em vantagem antes do intervalo, enquanto Lewis Holtby completou o placar aos 42 da etapa complementar. Os alemães estão na ponta do Grupo 1, com seis pontos a mais que a Grécia, que venceu San Marino por 2 a 0, dois tentos de Charias Mavrias.

A Itália, por sua vez, goleou Liechtenstein por 7 a 2. Ainda assim, foi o país alpino quem saiu na frente, com Eberle, e ainda ficou com um homem a mais após a expulsão de Fabio Borini, aos 17 minutos. A reação italiana começou com Fausto Rossi, aos 29, e Manolo Gabbiadini, que balançou as redes aos 36 e aos 45.

Já na segunda etapa, a Azzurra marcou com novamente com Gabbiadini, além de Alessandro Florenzi e Lorenzo Insigne, duas vezes. Liechtenstein descontou com Niklas Kieber. Apesar do resultado elástico, os italianos estão na segunda posição do Grupo 7, atrás da Turquia, que tem um jogo a mais.

A Inglaterra foi mais econômica para bater a Islândia fora de casa, por 3 a 0. Quem não se poupou durante a partida foi o atacante Alex Oxlade-Chamberlain. A contratação mais cara do Arsenal na pré-temporada marcou todos os gols do English Team, completando um hat-trick. Os ingleses estão em primeiro no Grupo I, à frente da Noruega. Os escandinavos derrotaram o Azerbaijão por 2 a 0, gols de Markus Henriksen e Torgeir Borven.

Sofrida mesmo foi a vitória da Holanda sobre a Áustria, em Innsbruck. O único gol do encontro foi anotado por Nacer Barazite, aos 7 minutos do primeiro tempo. E olha que a Oranje teve seu goleiro expulso aos 16 do segundo tempo e ainda viu Raphael Holzhauser desperdiçar pênalti para os austríacos no lance seguinte. Como recompensa, a Holanda fica com o primeiro lugar no Grupo 10, cinco pontos a frente da Escócia, que venceu Luxemburgo por 5 a 1. O destaque dos britânicos foi o camisa 9 Jordan Rhodes, que fez três gols.

Líder do Grupo 2, a Eslovênia obteve grande resultado ao empatar por 1 a 1 com a Suécia, segunda colocada, longe de seus domínios. Alexander Milosevic fez o primeiro dos suecos e Oscar Hiljemark perdeu a chance de ampliar ao falhar em cobrança de pênalti. Com um a menos, os eslovenos buscaram o empate a nove minutos do fim, com Robert Beric.

Por fim, Portugal ficou na igualdade com a Polônia e ambos os países agora dividem a ponta do Grupo 6. Pedro Mendes anotou o tento luso e Michal Kucharczyk igualou. Minutos antes do intervalo, os portugueses poderiam ter novamente a vantagem, mas Wilson Eduardo perdeu o terceiro pênalti do dia. Com um a menos durante todo o segundo tempo, após a expulsão do goleiro Filip Kurto, os poloneses seguraram o placar em Rio Maior. A rodada continua nesta sexta e também no sábado, com mais nove partidas.

Confira os resultados do Campeonato Europeu Sub-21:

Quinta-feira, 6 de outubro
Grécia 2×0 San Marino
Alemanha 3×0 Bósnia
Suécia 1×1 Eslovênia
Croácia 0x2 Espanha
Portugal 1×1 Polônia
Liechtenstein 2×7 Itália
Azerbaijão 0x2 Noruega
Islândia 0x3 Inglaterra
Áustria 0x1 Holanda
Luxemburgo 1×5 Escócia

Sexta-feira, 7 de outubro
Chipre x Belarus
Malta x Ucrânia
Macedônia x Sérvia
Dinamarca x Ilhas Faroé
Geórgia x Suíça
Moldava x Rússia
França x Cazaquistão

Sábado, 8 de outubro
País de Gales x Montenegro
Turquia x Hungria