A Espanha garantiu a classificação à Eurocopa nesta sexta-feira, em uma goleada por 7 a 0 sobre Malta, uma seleção incapaz de oferecer resistência. A seleção espanhola estava com um pé na classificação e só em um cenário muito improvável o time poderia perder a vaga. A vitória garantiu a classificação e em primeiro lugar no grupo, com uma rodada por disputar ainda nas Eliminatórias da Eurocopa.

O time comandado por Robert Moreno teve uma atuação bastante tranquila, com Thiago Alcântara, Rodri e Santi Cazorla, um meio-campo espetacular. Todos eles fizeram ótimos jogos, especialmente Thiago. Destaque também para o ataque, com Gerard Moreno tendo uma atuação de destaque. O jogador do Villarreal, de 27 anos, se entrosou bem com o resto do time e ainda marcou um dos gols, além de dar três assistências.

O jogo, como era de se esperar, foi um completo massacre. Foram 32 chutes a gol da espanha, com 15 deles acertando o alvo. Malta só chutou uma vez e foi para fora. Os gols foram marcados por Álvaro Morata, Santi Cazorla, Pau Torres, Pablo Sarabia, Dani Almo, Gerard Moreno e Jesús Navas. Dani Olmo, aliás, estreou na seleção principal, depois de brilhar pelo time sub-21 e também estar em grande fase pelo Dinamo de Zagreb.

Santi Cazorla comemora gol pela Espanha (Getty Images)

“A contribuição de jogadores como Santi [Cazorla], Sergio [Ramos] e Raúl [Albiol], a geração que já venceu torneios, é incalculável. Eles têm muita qualidade e é difícil conquistar títulos sem esse tipo de experiência. Eles acumularam coisas que eles não apenas contribuem em desempenho, mas transmitem para os outros”, disse o treinador, Robert Moreno.

“Eu acho que é histórico que tanto Pau [Torres] quanto Dani [Olmo] entraram e marcaram no seu primeiro toque na bola. Faz décadas que dois substitutos entram e marcam nas suas estreias”, afirmou ainda o treinador espanhol.

Os espanhóis chegaram a cinco vitórias e dois empates nos sete jogos realizados. A Suécia também garantiu vaga no mesmo grupo, já que abriu quatro pontos para a Romênia, terceira colocada, a uma rodada do fim das Eliminatórias.

A Espanha tentará retomar o caminho dos títulos em Eurocopas. Campeão em 2008 e em 2012 (além de 1964, bem antes desta geração), a Espanha caiu nas quartas de final de 2016 diante da Itália de Antonio Conte.

Standings provided by Sofascore LiveScore