O dinamarquês Christian Eriksen terminou a temporada passada em tom de despedida do Tottenham. Logo após a final, disse que “gostaria de tentar algo novo”. O jogador de 27 anos deixou claro que gostaria de deixar o clube pelo qual foi contratado em 2013 por € 13,5 milhões, vindo do Ajax. Parecia sonhar com uma ida ao Real Madrid, eventualmente até ao Manchester United. Só que isso não aconteceu. E com a janela de transferências fechada, o meio-campista foi perguntado sobre a sua frustrada saga.

“Eu gostaria de decidir assim como no Football Manager, mas infelizmente eu não posso”, disse Eriksen aos repórteres presentes na concentração da Dinamarca, no sul da Espanha. Os dinamarqueses se preparam para jogar contra Gibraltar, uma das seleções mais fracas do continente.

Eriksen está no seu último ano de contrato, com vínculo até junho de 2020. Por isso, a sua saída era muito especulada, até para que o Tottenham conseguisse algum dinheiro com a sua saída. A chegada de jogadores para o meio-campo no clube, como Tanguy Ndombélé e Giovani Lo Celso, já indicava que o time se preparava para perder o dinamarquês. Só que não houve propostas, como esperado, e ele continua no clube.

Os repórteres perguntaram se ele tinha errado ao dizer que queria novos desafios em junho, após a final da Champions League. “Não, não foi. Mas em futebol você nunca sabe o que pode acontecer. Muitas coisas sempre entram em jogo”, disse Eriksen.

“Para mim, não é difícil limpar a minha mente. Eu não leio muito do que é escrito. E agora eu já estou nisso há muitos anos, e sempre houve muitos rumores todo ano. Mas está claro que foi um pouco mais intenso este ano porque o meu contrato está prestes a acabar”, explicou o jogador. “Eu sei que muitas pessoas estão interessadas em onde eu irei jogar. É assim que é”, declarou ainda o meia.

Com a incerteza sobre o seu futuro, Eriksen fez dois jogos como reserva e dois como titular nesta temporada. O Tottenham chegou à final da Champions League e ficou em quarto lugar na Premier League. Eriksen fez 35 jogos, marcou oito gols e deu 12 assistências. No Football Manager, para onde será que ele iria? Em janeiro, quando a janela europeia voltar a se abrir, veremos conversas sobre a eventual saída de Eriksen. A não ser que ele mude de ideia e aceite renovar seu contrato.

NA TV
Gibraltar x Dinamarca
Quinta-feira, 5 de setembro, 15h45
EI Plus
Veja mais na Programação de TV