O Equador estreou com vitória nas eliminatórias da Copa de 2014 ao derrotar a Venezuela por 2 a 0 nesta sexta-feira. Com seus principais jogadores, os equatorianos enfrentaram um adversário desfigurado. O técnico da Vinotinto, César Farias, optou por poupar alguns de seus principais jogadores do desgaste causado pela altitude de Quito.

O time da casa dominou os minutos iniciais do embate, mas falhava demais na conclusão. A primeira chance clara de marcar, porém, foi da Venezuela, com Jesús Manuel Meza. O camisa 7 recebeu livre pelo lado direito da área, mas mandou por cima do gol.

O primeiro tento do jogo aconteceu dois minutos depois. Valencia cruzou da direita e Suárez, sem sair do chão, cabeceou na trave. Jaime Ayoví aproveitou o rebote e, de peixinho, inaugurou o placar. Os equatorianos ampliaram aos 28 minutos. Checho Benítez recebeu cruzamento de Valencia e, sozinho, cabeceou para o gol, longe do alcance do goleiro Vega.

Aos 34, a Venezuela não diminuiu por pouco. O goleiro Banguera saltou no canto para espalmar cobrança de falta potente de José Manuel Rey. Os equatorianos voltariam a se arriscar no ataque mais algumas vezes antes do intervalo, mas Valencia e Suárez pecaram na finalização.

Ainda melhores na etapa complementar, os anfitriões acertaram a trave com Benítez, aos três minutos. Já aos dez, foi a vez de Renny Vega segurar o arremate de Ayoví. Postado no campo do adversário, o time de Reinaldo Rueda criava perigo principalmente em cobranças de falta. Aos 25, foi Campos quem desperdiçou a chance de ampliar para o Equador.

A situação da La Tri ficou ainda mais cômoda aos 32 minutos, quando o zagueiro José Manuel Rey foi expulso, ao receber seu segundo cartão amarelo. Cinco minutos depois, Benítez voltou a incomodar, mas seu arremate foi pela linha de fundo. Nos minutos finais, os equatorianos administraram o jogo, garantindo a margem de dois gols.

Confira os jogos da primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas:

Sexta-feira, 5 de outubro
Uruguai 4×2 Bolívia
Equador 2×0 Venezuela
Argentina x Chile
Peru x Paraguai