Era o começo de novembro, e Gabriel Xavier era o único mais ou menos familiarizado com a bola em um time destroçado da Portuguesa, que enfrentava o Luverdense, já rebaixada à terceira divisão, em um Canindé deserto. O jovem meia de 21 anos provavelmente não esperava que receberia um telefonema do bicampeão brasileiro. Seis meses depois, estava na grande área do Mineirão com a responsabilidade de bater o pênalti que classificaria o Cruzeiro às quartas de final da Libertadores. E neste sábado, decidiu o jogo contra o Atlético Mineiro e quebrou um jejum de 11 jogos sem vitórias azuis.

LEIA MAIS: O Cruzeiro tenta se eximir dos próprios erros, mas comete outro ao demitir Marcelo Oliveira

No clássico mineiro 666, Gabriel Xavier foi o demônio, e com uma história bem curiosa. Entrou no intervalo no lugar de Alisson, marcou no primeiro minuto do segundo tempo e saiu machucado no 22º para a entrada de Allano. Ficou em campo tempo suficiente para fazer essa linda jogada e concretizar a virada que havia sido iniciada com o gol contra de Jemerson, depois que Luan abriu o placar. Depois, Marquinhos completou a vitória por 3 a 1.

Não foi a primeira vez que o jogador levou o Cruzeiro à vitória. Na reta final da fase de grupos da Libertadores, ele já havia sido importante, com uma boa atuação diante do Universitario Sucre. Além de converter o pênalti contra o São Paulo, entrou infernizando o River Plate em Buenos Aires e fez a jogada do gol de Marquinhos. Ainda não pode ser considerado um titular, mas, com a mudança de comando técnico, a tendência é que ganhe cada vez mais espaço com Vanderlei Luxemburgo.

O próprio Marcelo Oliveira falou sobre os erros da diretoria do Cruzeiro na reformulação do elenco, com “quatro centroavantes e cinco laterais esquerdos”, mas sem armadores. Ele não poderia dizer isso, mas acrescento também a demissão do bicampeão brasileiro para contratar Luxemburgo, demitido pelo Flamengo. Gabriel Xavier pode cair de produção, ainda tem muito tempo de carreira pela frente, mas, entre todos esses equívocos, vem sendo um grande acerto.