Entre o que foi dado e o que foi anulado, os pênaltis determinaram a suada vitória do United sobre o West Brom

Manchester United e West Brom fizeram mais uma partida em que a arbitragem fica no centro do debate, mesmo com o auxílio do vídeo. Os pênaltis conduziram a história da vitória por 1 a 0 dos Red Devils, seu primeiro triunfo em Old Trafford nesta Premier League. Os visitantes tiveram uma penalidade cancelada, após a revisão no monitor. Minutos depois, seria a vez do United ganhar um tiro de 11 metros do outro lado. Foi assim que Bruno Fernandes construiu o placar, ainda que tenha precisado cobrar o penal duas vezes, com a primeira defesa do goleiro Sam Johnstone anulada por ter se adiantado. Enquanto Slaven Bilic se irritou com as marcações, Ole Gunnar Solskjaer chegou a admitir na entrevista pós-jogo que sua equipe “teve sorte”.

Johnstone era um personagem decisivo desde os primeiros minutos. O goleiro do West Brom segurou a pressão do Manchester United durante o início da partida, com duas defesaças. Primeiro, ele defendeu uma cabeçada de Anthony Martial, e faria uma intervenção ainda mais incrível quando o francês bateu livre na área, aos 16. O West Brom responderia na sequência, também dando trabalho a David de Gea. O espanhol se esticou todo em tiro desviado de Karlan Grant que seguiu para fora, enquanto viu Kyle Bartley mandar por cima do travessão pouco antes do intervalo.

Se o primeiro tempo parecia aberto, com chances aos dois lados, a segunda etapa logo começaria caótica. No primeiro minuto, o árbitro David Coote apontou um pênalti, depois que Bruno Fernandes derrubou Conor Gallagher na área. Ao revisar no monitor, o juiz avaliou que o português foi primeiro na bola, embora tenha pegado nas pernas do adversário. Assim, cancelou a marcação, para descontentamento do West Brom. A partida seguiria movimentada. Johnstone buscou no ângulo um chute de Rashford, enquanto De Gea afastaria com o pé a batida cruzada de Conor Townsend. Até que o apito voltasse a soar aos oito minutos.

Num chute cruzado de Juan Mata, Darnell Furlong virou as costas para se proteger, mas sua mão sobrou e o árbitro anotou um pênalti pelo toque. Apesar da reclamação de uma falta sobre Gallagher na construção da jogada, a decisão se manteve. Na cobrança, Bruno Fernandes bateu à direita e Johnstone fez a defesa. Contudo, o arqueiro se adiantou e a arbitragem mandou voltar o tiro. O português mudou a maneira de chutar e conseguiu superar Johnstone, confirmando a vantagem ao Manchester United. A insatisfação do West Brom era ainda maior.

Apesar de tudo, o West Brom não deixou de lutar e Callum Robinson estalou o travessão aos 20 minutos. Johnstone continuaria fazendo a diferença, ao impedir o segundo dos mancunianos com outra defesaça diante de Rashford. Na reta final, os Red Devils evitaram os riscos ao controlarem melhor os visitantes e seguirem pressionando mais, com Furlong parando Martial nos acréscimos. Mas, numa atuação pouco satisfatória do United, o debate sobre as decisões do árbitro acabam sendo inescapáveis.

Slaven Bilic comentou na saída de campo: “Estou muito decepcionado com a decisão. Senti que isso aconteceu porque somos o pequeno West Brom. Assisti algumas vezes e é um pênalti claro sobre Gallagher. Não entendo porque o árbitro mudou. Todas essas decisões cruciais foram contra nós. O pênalti deles foi mão. Um lance desafortunado, mas foi mão. Mas antes houve uma falta clara sobre Gallagher. Em vez de 1 a 0 para nós, ficou 1 a 0 para eles. Quando você joga fora de casa com o Manchester United, essa é uma grande diferença”.

Já Solskjaer comentou, depois da vitória do United: “Na minha cabeça, pode ter sido pênalti ao West Brom. Talvez tenhamos um pouco de sorte, mas nada foi dado. Talvez as regras sejam diferentes à maneira como eu interpreto. Vi uma situação de pênalti parecida hoje à tarde, no Aston Villa x Brighton, e houve contato na bola e no jogador. No geral, foram três decisões corretas nas penalidades”.

O Manchester United chega aos 13 pontos na Premier League, pela primeira vez emendando duas vitórias consecutivas nesta campanha. É o nono colocado. Já o West Brom segue sem vitórias neste retorno à primeira divisão. A equipe ocupa o 18° lugar, com três empates, mas motivos para achar que merecia mais em Old Trafford.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore