Na rodada passada do Campeonato Alemão, o líder Bayer Leverkusen apenas empatou, contra o Hannover 96. O resultado abriu a oportunidade para que o Werder Bremen, vice-líder, pudesse ficar a apenas um ponto. Mas o time de Thomas Schaaf também ficou no 0 a 0, contra o Colônia. Sorte de Schalke 04 e Bayern de Munique, que venceram e se aproximaram da briga pelo título. Que continua, na 16ª rodada da Bundesliga, que começa nesta sexta.

E o primeiro jogo envolve o líder e o último colocado do campeonato. O Bayer Leverkusen enfrentará o Hertha Berlim sem o defensor Manuel Friedrich, ainda em recuperação de lesão. Porém, o lateral tcheco Michal Kadlec pode iniciar sua primeira partida como titular, após a recuperação de uma lesão. Com isso, Stefan Reinartz pode ser recuado para a zaga central, enquanto Gonzalo Castro retornaria ao meio-campo.

O técnico Jupp Heynckes elogiou o esforço dos jogadores: “Eles têm treinado muito forte. Quero que nos esforcemos, nos próximos dois jogos, para nos certificarmos que estamos na disputa. Temos de suar.”

Já o Hertha Berlim mantém o otimismo, em que pese ainda estar na lanterna da Bundesliga. O diretor esportivo Michael Preetz disse: “Podemos bater o Leverkusen? E por que não? Não há muita diferença em qualidade entre os times na ponta da tabela e os que estão em baixo.” O técnico Friedhelm Funkel foi por opinião semelhante: “Ao longo dos noventa minutos contra o Schalke, não houve jeito de dizer que time era o terceiro colocado, e qual era o 18º.”

Uma partida esperada. E Bayern quer aproveitar bom momento

Todavia, o jogo mais esperado da rodada ocorre no Weserstadion, neste sábado, quando Werder Bremen e Schalke 04 disputarão jogo direto, pela segunda posição do campeonato. E os Papagaios devem contar com o retorno do goleiro Tim Wiese, recuperado de lesão. Todavia, Thomas Schaaf não quis confirmar outra volta, de Claudio Pizarro: “Há uma chance de que ele possa treinar com o time. Temos de trazê-lo de volta passo a passo, e veremos nos próximos dias se é o bastante.”

Já o técnico dos Azuis Reais preferiu a cautela. Felix Magath confirmou que acredita num bom jogo, mas não ligou muito para os possíveis resultados: “É um encontro dos dois times que têm o segundo maior número de pontos nesta temporada. Mas não diz nada sobre o que o futuro trará. A tabela muda quase toda semana, mas os pontos nela permanecem.”

Em caso de empate, quem pode sair lucrando é o Bayern de Munique. Em alta, após a classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões, com a goleada sobre a Juventus, fora de casa, o time de Louis van Gaal enfrenta o Bochum. Completamente recuperado de lesão no joelho, Arjen Robben deve começar como titular, e a dupla de ataque deve continuar sendo formada por Ivica Olic e Mario Gomez. O diretor-geral do clube, Karl-Heinz Rummenigge, enfatizou a necessidade de prosseguir em uma boa sequência de resultados: “Nesta hora, de grande sucesso, gostaria de lembrar o time de que temos dois jogos importantes. Temos de conseguir os pontos neles, para mostrar aos líderes que estamos chegando rapidamente.”

Confira os jogos da 16ª rodada do Campeonato Alemão

Sexta, 11/dezembro
Hertha Berlim x Bayer Leverkusen

Sábado, 12/dezembro
Bochum x Bayern de Munique
Nürnberg x Hamburg
Hoffenheim x Eintracht Frankfurt
Mönchengladbach x Hannover 96
Freiburg x Colônia
Werder Bremen x Schalke 04

Domingo, 13/dezembro
Mainz x Stuttgart
Wolfsburg x Borussia Dortmund

Clique aqui para conferir a tabela e a classificação do Campeonato Alemão