Football Manager é uma paixão mundial e é sempre curioso quando vemos jogadores que, entre um treino e outro, entre viagens aqui e jogos ali, usam seu tempo para brincar de serem técnicos. Quando vemos um jogador jogando, nos identificamos porque é um momento que nos aproxima das estrelas. Além disso, há um aspecto que nos chama a atenção: a paixão de quem joga, em alto nível, e parece que ama não só jogar, mas o futebol em si. É o caso de Emerson Palmieri. O lateral esquerdo do Chelsea e da seleção italiana falou sobre isso ao site do jogo.

Nascido em Santos em 3 de agosto de 1994, Emerson saiu cedo do Brasil, em 2014, aos 20 anos, quando foi defender o Palermo, por empréstimo. Foi contratado pela Roma em 2015 e ficou por lá até 2018. Foi no clube giallorossi que apareceu primeiro a sua paixão por Football Manager, ao menos para o público geral. É em uma viagem do clube da capital italiana que ele disse que gostava de jogar.

“A primeira coisa que eu faço é analisar o elenco para avaliar alguns jogadores que eu não conheço muito. Eu aprendi muito do jogo, especialmente quando eu vim para a Inglaterra, eu já conhecia muitos jogadores ingleses, o que me ajudou muito nos dias de jogos. Além disso, eu gosto de configurar uma tática para ver quais jogadores podem se adaptar em um sistema diferente”, contou o lateral brasileiro, que tem passaporte italiano.

“A primeira coisa que eu olho nos jogadores é a classificação por estrelas, seguida pelos atributos individuais e depois pelas recomendações dos meus olheiros. Eu acredito que estes são os fatores principais para entender se o jogador se encaixa no meu elenco ou não”, explicou o jogador brasileiro.

“Bom, eu gosto de usar um sistema 4-3-3, então pontas rápidos e inteligentes são meu tipo favorito de jogador. Eu acredito que estas duas posições podem criar muitas oportunidades para o time”, afirmou o jogador. “Minha maior conquista foi uma tríplice coroa na Inglaterra. A liga, copa e o sucesso europeu também. Foi incrível. Infelizmente, eu ainda não consegui ganhar mais… Ainda!”.

“O meu melhor save foi com o Chelsea, eu fiquei no clube por três temporadas e eu ganhei a tríplice cora. Ajuda que eu tenho algumas informações internas sobre o clube, é claro…”, contou o ítalo-brasileiro. “Como técnico do Chelsea, eu escolho os melhores jogadores para cada posição depois de avaliar seus desempenhos. Eu não posso ser tendencioso, por isso, eu não tenho qualquer preferência por mim mesmo. Não falamos muito sobre FM no vestiário, mas se há uma oportunidade de compartilhar meus pensamentos no jogo, eu faço isso”.

O perfil de Emerson Palmieri como jogador no Football Manager 2020 (Reprodução)

“A melhor contratação para mim foi Leon Bailey. Ele excedeu minhas expectativas em se tornar o goleador do meu time no final da temporada”, disse o jogador, que é treinador de FM nas horas vagas. Ele foi perguntado sobre o melhor jogador que já treinou no jogo e não teve dúvidas. “Eden Hazard, facilmente. Ele é o melhor que eu dirigi, de longe, e se eu tivesse que escolher um jogador para estar comigo em uma nova carreira, definitivamente seria ele”.

Perguntaram algo também que muitos de nós ouvimos quando estamos jogando: por que ele ama FM? “É ótimo para aproveitar com os amigos, nós discutimos a melhor tática, contratações e preparação para nossos próprios clubes. Mas Football Manager, para mim, é um modo de me desafiar no meu tempo livre. É impressionante que a cada ano o jogo se torne tão real, hoje em dia alguns aspectos do jogo são inteiramente iguais à realidade”, respondeu o lateral.

Até mesmo os profissionais do futebol gostam de se desafiar a não serem demitidos quando jogam Football Manager e encontrar uma forma de fazer todo mundo jogar bem. Até mesmo porque no caso de jogadores como Emerson, deve ser interessante treinar a si mesmo e fazer tudo que ele gostaria que os técnicos fizessem no time. E não só isso, mas também poder tentar contratar os jogadores que você gosta e admira. Afinal, quem é jogador vive de dentro e pode ter uma visão interessante para levar ao jogo também.