Geralmente, o Campeonato Sul-Mato-Grossense de futebol vai até o começo de maio, mas, com a Copa do Mundo, a Confederação Brasileira de Futebol definiu apenas três meses para os torneios regionais. Para atender à exigência da TV Morena, filiada da Rede Globo, que quer transmitir as finais do Campeonato Paulista, a federação reduziu ainda mais o campeonato e o encaixou em um período de 77 dias. Sabe o que fez também? Aumentou o número de datas.

Em 2013, o torneio durou de 19 de janeiro a 5 de maio, intervalo de 107 dias.  Os times jogaram 12 vezes na primeira fase, em turno e returno dentro dos grupos de sete. Em seguida, fizeram quartas de final, semi e a decisão, também em jogos de ida e volta. No total, o Cene jogou 18 partidas para ser campeão.

No ano que vem, a competição vai ser realizada entre 12 de janeiro e 30 de março, período de 77 dias. Também serão 14 equipes divididas em dois grupos, mas, na primeira fase, cada time enfrenta os sete da outra chave. Os quatro melhores de cada se classificam para a segunda fase, disputada dentro de cada grupo, em turno e returno. Os dois melhores times de cada grupo fazem o quadrangular final, também com jogos de ida e volta.

Total? 19 jogos para levar o título – e os seis clubes que restaram da primeira fase ainda se dividem em dois triangulares para definir os quatro rebaixados.

O pior é que, segundo a GazetaMS, 11 dos 12 clubes já garantidos na primeira divisão estiveram na reunião com Francisco Cezário e Marcos Tavares, respectivamente presidente e vice da federação, e aprovaram essa loucura. Apenas o Águia Negra e o Aquidauanense tiveram problemas com a primeira fase, mas foram votos vencidos.