Berço do maior número de casos de Coronavírus fora da China, a Itália, com mais de 31 mil infectados e 2.500 mortos, vive há uma semana em quarentena imposta pelo governo, e as pessoas estão encontrando suas maneiras de passar o tempo na situação extraordinária. Os jogadores de futebol também se incluem nisso, e um programa de TV decidiu organizar um campeonato online de Fifa para entreter os confinados e também aumentar a conscientização sobre a importância de se ficar em casa.

Chamada de “Quarantena League”, a competição está sendo organizada pelo programa de televisão Le Iene, transmitido há mais de 20 anos pelo canal Italia 1. E o elenco para a competição vem pesadíssimo: Mario Balotelli, os irmãos Cannavaro, Andrea Pirlo e Moise Kean são alguns dos principais nomes envolvidos na disputa, a ser realizada, como ressalta o Le Iene, “em casa, de chinelos”.

Um sorteio foi realizado na tarde desta quarta-feira (18), e o pontapé inicial da competição é na quinta (19), com transmissões livres nas páginas de Facebook e Instagram do Le Iene, além de seu site oficial. O torneio vai até a segunda-feira (23), quando será realizada a grande final.

No início desta semana, diante do clássico suspenso entre Sevilla e Betis, Sergio Reguilón e Borja Iglesias, respectivamente jogadores das duas equipes, realizaram o clássico andaluz também pelo Fifa 20, com a transmissão ao vivo no Twitch chegando a ter 60 mil espectadores.

A ação é uma simpática e bem pensada alternativa aos fãs de futebol em meio a um momento tão difícil como o que vive a Itália – e o mundo, embora ainda em proporção menor. Que a mensagem dos atletas seja absorvida pela população: ficar em casa pode salvar vidas.

Confira a lista completa de participantes:

Mario Balotelli, Marco Materazzi, Fabio and Paolo Cannavaro, Ciro Immobile, Andrea Pirlo, Ciro Ferrara, Massimo Oddo, Sandro Tonali, Bernardo Corradi, Luca Pellegrini, Enock Balotelli, Lyanco, Cristian Zaccardo, Davide Zappacosta, Armando Izzo, Andrea Petagna, Alessio Cerci, Enrico Brignola, Sebastiano Esposito, Adjapong, Javier Pastore, Claud Adjapong, Gonzalo Villar, Federico Chiesa, Andrea Bertolacci, Mohamed Fares, Moise Kean, Domenico Berardi, Mattia Zaccagni, Gianluigi Donnarumma, Dusan Vlahovic, Amadou Diawara, Elseid Hysaj, Gianluca Mancini, Salvatore Soviero e Andrea Stramaccioni.