Marcar três gols em cima do Atlético de Madrid, desde que Diego Simeone assumiu o time, costuma ser uma missão rara a qualquer adversário. Segundo os números do Mister Chip, a partir da chegada do treinador em 2011/12, apenas dez vezes os colchoneros sofreram derrotas por três tentos de diferença no Campeonato Espanhol. A última delas aconteceu nesta quinta-feira, e graças a uma partidaça da Real Sociedad. Os bascos dominaram totalmente o jogo no Estádio Anoeta e mereceram demais o triunfo por 3 a 0, alargado nos minutos finais do encontro. No comando do ataque, Willian José jogou demais, a ponto de ser ovacionado quando substituído.

Em grande forma desde sua passagem pelo Las Palmas, Willian José atravessa aquela que já é a melhor temporada de sua carreira. Não empilha gols, como sua posição pode sugerir. Mas sua participação no ataque ajuda demais a Real, especialmente pela maneira como cria espaços e prepara jogadas aos companheiros. Na atual campanha em La Liga, o centroavante soma 14 gols e três assistências em 29 partidas, oitavo na tábua de artilheiros da competição. Depois de já ter marcado no Wanda Metropolitano durante o primeiro turno, se tornou o pesadelo dos colchoneros dentro do Anoeta.

Foi uma partida de atuações bastante contrastantes dos ataques. O Atlético de Madrid sentiu falta de Diego Costa. A dupla formada por Antoine Griezmann e Kevin Gameiro pouco funcionou, com raras ameaças ao goleiro Gerónimo Rulli. Enquanto isso, o trio da Real Sociedad se combinava muito bem. Willian José travava uma batalha dura com Diego Godín e Stefan Savic pela faixa central do campo. Já pelas pontas, Mikel Oyarzabal e (principalmente) Adnan Januzaj davam movimentação, criando preocupações constantes aos rojiblancos.

A Real abriu o placar aos 27 minutos. Em uma roubada de bola no campo de ataque, Januzaj avançou pela direita e cruzou rasteiro. Willian José recuou e recebeu a bola livre, fuzilando Jan Oblak. Já no segundo tempo, quando o Atleti se abriu mais, os txuri-urdin conseguiram ser letais. O centroavante quase anotou o segundo, em bola que passou ao lado da meta adversária. Depois, atuou como garçom. O passe para Sergio Canales não se converteu em gol, mas aos 35 terminou em jogadaça para Juanmi. O brasileiro desviou de calcanhar e deixou o companheiro de frente para o crime, dando um leve toque por cobertura na saída de Oblak. Por fim, nos acréscimos, Juanmi fechou a conta em mais um ataque rápido dos bascos, concluindo de cabeça.

Willian José permaneceu em campo até os 43 do segundo tempo. Saiu para ser aplaudidíssimo para a torcida em Anoeta. E, amadurecido ao longo dos anos, é um centroavante de características cada vez mais raras de se encontrar. Daqueles que se movimentam, que lutam pelo espaço, que se apresentam para o jogo. É um homem de referência para ajudar no jogo aéreo e empurrar a bola para dentro, mas consegue oferecer mais, e por isso acaba considerado como um dos grandes negócios da Real Sociedad nos últimos anos. Adorado pelos torcedores bascos, por aquilo que vem apresentando, seria disputado a tapa pelos clubes brasileiros.

É ver como a atuação de Willian José pode repercutir na seleção brasileira às vésperas da convocação para a Copa do Mundo. Sylvinho e Thomaz Araújo, assistentes de Tite, estavam no jogo em Anoeta. Certamente viram a maneira como o centroavante encarou uma zaga dura como a do Atlético de Madrid, sobretudo Diego Godín. Seria uma opção diferente para se constituir o ataque, mas em uma posição que já conta com Gabriel Jesus e Roberto Firmino entre os confirmados. Vai muito daquilo que o treinador pensa sobre variação de jogo. Mas, por sua forma recente, o camisa 12 faz por merecer ao menos a observação.

Com o resultado, a Real Sociedad chega ao 11° lugar da La Liga, com 43 pontos. Está a cinco pontos da zona de classificação à Liga Europa, e a sequência recente de três vitórias consecutivas permite acreditar. Já o Atlético de Madrid fica com 71, na vice-liderança. Deixa o Barcelona um pouco mais próximo da comemoração pelo título. Os blaugranas somam 12 pontos a mais, com cinco rodadas restantes.


Os comentários estão desativados.