Pela primeira vez em sua história, o Barcelona terá quatro camisas em uma só temporada, e esta quarta tem um significado especial. Com as cores e a bandeira da Catalunha, a Senyera, o uniforme é um reforço das raízes por parte do clube – ainda mais relevante em um momento político delicado vivido pela região, que pede independência do território espanhol.

A camisa traz quatro faixas vermelhas na diagonal, simbolizando a bandeira catalã, e é uma homenagem às raízes e à história do clube, que completa 120 anos em 29 de novembro.

Ao longo desse tempo, diz um comunicado no site do Barça, o clube “cresceu como entidade aberta ao mundo e vê o esporte como um fenômeno que pode criar pontes entre as pessoas. Entretanto, isso não significou perder o seu senso de identidade, cultura e valores catalães”.

Barcelona vive um momento político tenso, com a recente condenação de líderes separatistas a penas de até 13 anos por sedição, uma forma de motim contra autoridades. Os confrontos entre manifestantes e a polícia nas ruas levou ao adiamento do clássico entre Barça e Real Madrid para dezembro, inicialmente marcado para 26 de outubro.

“Desde sua fundação, o Barça sempre foi aberto ao mundo e se tornou um ponto de encontro entre diferentes pessoas, culturas e países, mas sem negligenciar suas raízes e cultura catalãs.”

Vale apontar que inúmeras vezes o Barça lançou camisas com as cores da Catalunha ou a própria Senyera, mas a nova peça ganha significado especial com o momento político, especialmente vindo semanas depois de um comunicado do próprio clube condenando a prisão dos líderes separatistas.

A camisa foi lançada com o lema Ho portem dins, “Está dentro de nós” em catalão. Uma frase que diz respeito também “à filosofia que sublinha do que se trata o Barça. É um clube que aprecia o valor do esporte e sua capacidade de mudar o mundo, e que acredita tão fervorosamente que princípios como humildade, esforço, ambição, trabalho em equipe e respeito são tão importantes quanto a conquista de sucesso esportivo”, descreve o site oficial do clube.

A camisa já está à venda em lojas do Barcelona e possivelmente será estreada no dia 1º de dezembro, na partida contra o Atlético de Madrid, na capital espanhola.