Enquanto as seleções europeias dão o pontapé inicial nas Eliminatórias da Copa de 2018, os técnicos dos principais clubes do continente se reúnem na Suíça. A Uefa organiza em Nyon o seu fórum anual de treinadores, incluindo as presenças de profissionais como Carlo Ancelotti, José Mourinho, Zinedine Zidane e Massimiliano Allegri. E, entre as discussões do evento, está a abolição das prorrogações nas copas europeias. Assim como acontece na Libertadores, os jogos iriam diretamente aos pênaltis, em caso de dois resultados iguais. Uma ideia que ganha força na voz de gente importante, como Sir Alex Ferguson.

VEJA TAMBÉM: A Dinamarca evoca a história e o maior herói da nação em sua nova camisa

“Eu não penso que nós gostamos de ver os jogadores exaustos em uma prorrogação. Quando os 90 minutos acabam, sempre tenho a sensação de que o jogo vai para os pênaltis. Vocês viram a última final da Champions, os jogadores andando em campo… Assim é inevitável que o jogo siga para os pênaltis, então a questão é: como podemos melhorar isso?”, declarou o antigo técnico do Manchester United, que também é presidente do fórum.

A Uefa não descarta que o debate possa ir para frente e resultar em uma mudança na regulamentação dos torneios. “Alguns treinadores disseram que os jogos podem ir diretamente aos pênaltis. Outros acham que isso pode ser uma vantagem às equipes menores, que se defendem mais. Algo muito claro é que, hoje em dia, os jogadores fazem muitas partidas e levantamos a questão para saber se ainda vale a pena ter prorrogações”, apontou Ioan Lupescu, diretor técnico da Uefa. Uma alternativa para a questão é aumentar o número de substituições no tempo extra, na tentativa de diminuir os efeitos da fadiga no ritmo da partida.

Outro tema em pauta nesta sexta durante o encontro foi a regra dos gols fora de casa. Na Uefa, ainda causa controvérsia o fato de que o gol qualificado se mantenha no tempo extra. Caso cada time marque um gol na prorrogação, a classificação fica com o visitante. Regra que merece ao menos uma revisão dos dirigentes europeus.

Chamada Trivela FC 640X63