A torcida do Arsenal costumava cantar uma música para Robin van Persie que dizia: “Ele marca [gols] quando quer”. Agora no United, o atacante pode até não marcar quando quer, mas continuar fazendo muitos gols. Os dois contra o Cluj na Romênia, nesta terça, foram os dois que levaram o time à vitória por 2 a 1. É bom ressaltar a boa participação de Wayne Rooney, que fez o passe para ambos os gols do holandês.

Ferguson surpreendeu na escalação ao usar um trio ofensivo com Rooney, van Persie e Chicharito, sem os tradicionais meio-campistas abertos pelos lados do campo, algo que a equipe utiliza em praticamente todos os seus jogos. A ideia não deu certo como o esperado, mas ainda assim teve seus bons momentos. E a conexão Rooney e vanPersie é certamente a melhor delas.

O que se destaca também é a postura do time, que conseguiu ter domínio de posse de bola o tempo todo, ainda que tenha sofrido alguns riscos durante a partida – como no contra-ataque com bola longa que resultou no gol do Cluj.

Formações iniciais

Destaque do jogo

Van Persie foi letal. O Manchester United não fez uma grande partida, mas contou com a boa ligação entre a dupla Wayne Rooney e Robin van Persie para definir a virada. O holandês mostrou grande capacidade de finalização.

Momento chave

A falha do goleiro Mário Felgueiras no primeiro gol do Manchester United acabou sendo essencial. Para um time que já dominava a posse de bola, marcar o gol deu mais tranquilidade para se impor e buscar a vitória.

Os gols

14’/1T: GOL DO CLUJ! Lançamento longo do meio-campo para Sougou na direita e o camaronês usou sua velocidade nas costas da defesa e tocou para trás. Kapetanos, já dentro da área, tocou para o gol.

29’/1T: GOL DO MANCHESTER UNITED! Após cobrança de falta de Rooney, Van Persie toca de cabeça e a bola encobre o goleiro Mário Felgueiras, que estava mal posicionado.

3’/2T: GOL DO MANCHESTER UNITED! Lançamento longo de Rooney para Robin van Persie nas costas da zaga e o holandês mostrou categoria ao desviar a bola para o gol, tocando no alto. Virada dos Red Devils.

Curiosidade

Van Persie é o sexto jogador não inglês a marcar por dois clubes ingleses diferentes na Liga dos Campeões. Os outros são Anelka Torres Benayoun Bellamy e Gallas.

Ficha técnica

CLUJ 1X2 MANCHESTER UNITED

Cluj
Mário Felgueiras; Cadú, Ionut Rada e Ivo Pinto; Modou Sougou (Luís Alberto,24’/1T), Matías Aguirregaray (Viorel Nicoara, 36’/2T), Gabriel Muresan e Camora; Rafael Bastos e Pantelis Kapetanos (Sasa Bjelanovic, 16’/2T). Técnico: Ioan Andone
Manchester United
David De Gea; Rafael, Jonny Evans (Scott Wootton, 23’/2T), Rio Ferdinand e Patrice Evra; Darren Fletcher, Tom Cleverley e Anderson; Wayne Rooney, Robin van Persie e Javier Chicharito Hernández (Danny Welbeck, 37’/2T). Técnico: Alex Ferguson.
Local: Dr. Constantin Radulescu (Cluj-Napoca-ROM)
Árbitro: Alberto Undiano Mallenco (ESP)
Gols: Pantelis Kapetanos, 14’/1T (Cluj), Robin van Persie, 29’/1T, 3’/2T (Manchester United)
Cartões amarelos: Ferdinand (Manchester United)
Cartões vermelhos: Nenhum