O Egito perdeu neste sábado por 2 a 1 para Serra Leoa e está fora da Copa Africana de Nações de 2012. Os atuais tricampeões precisavam de uma vitória em Freetown para manterem-se matematicamente com chances de classificaçãoi, mas com a derrota, não poderão defender o título no Gabão e Guiné Equatorial, no ano que vem.

Ainda com dois jogos a disputar no Grupo 7, os egípcios têm apenas dois pontos, a África do Sul, líder do grupo, tem oito, Serroa Leoa chegou a oito e Níger tem seis.

Campeões em 2006, 2008 e 2010, as três últimas edições, o Egito encerra uma sequência de 14 participações consecutivas em Copas Africanas de Nações. A última edição que os egípcios não jogaram foi em 1980.

Sem Gadaffi, Líbia pela primeira vez

A Líbia venceu Moçambique por 1 a 0 neste sábado no Cairo, Egito. Foi a primeira vez que a seleção do país venceu desde a queda do ditador Moammar Gadaffi.

O jogo foi realizado em Cairo por preocupações de segurança. Não foi permitida a entrada de torcedores, por medo de atentatos.

A Líbia utilizou um uniforme branco com as três cores da bandera do país antes de Gadaffi, que foi usada pelos rebeldes. A maioria dos jogadores da Líbia era de Benghazi, região que foi tomada pelos rebeldesde em fevereiro.

O único gol da partida foi marcado por Rabie el-Lafi, aos 30 minutos, depois de completar cruzamento de Mohammed al-Mughrabi.

Com isso, a Líbia assumiu a liderança do Grupo 3, com 11 pontos. A Zâmbia, que joga neste domingo contra Comoros, tem oito pontos, seguido de Moçambique com quatro. Comoros é lanterna com um ponto.

Camarões goleia, mas está eliminado

Camarões passou com tranquilidade pela Mauritânia por 6 a 0 em Yaounde. A goleada, porém, foi inútil. Senegal também venceu e abriu quatro pontos dos camaroneses, com apenas um jogo restante. O time está eliminado.

Os seis gols foram marcados no segundo tempo. Primeiro, Leoni Kweke abriu o placar e Mathew Nbuta marcou o segundo. O capitão e jogador mais bem pago do mundo, Samuel Eto'o, marcou de pênalti aos 25, com Eric Choupo-Moting marcando mais dois gols no final. Camarões chegou a oito pontos em cinco jogos no Grupo E. Senegal garantiu vaga ao vencer o Congo por 2 a 0, chegar a 13 pontos, e deixar Camarões para trás. Será a primeira vez que Camarões ficará fora de uma Copa Africana de Nações desde 1996.

A Costa do Marfim, que já está classificada, fez 5 a 0 em Ruanda. Chegou a 15 pontos em cinco jogos, aproveitamento de 100% dos pontos. Salamon Kalou abriu o placar e Wilfried Bony marcou dois gols. Didier Ya Konan marcou o quarto, em jogada de Gervinho. O próprio Gervinho marcou o quinto e fechou o placar em Kigali.

Confira os jogos da rodada das eliminatórias da CAN 2012:

Sexta, 2/set
Gana 2×0 Suazilândia

Sábado, 3/set
Maláui 0x0 Tunísia
Tanzânia 1×1 Argélia
Quênia 2×1 Guiné-Bissau
Ruanda 0x5 Costa do Marfim
Camarões 6×0 Mauritânia
Namíbia 1×0 Gâmbia
Guiné x Etiópia
Senegal 2×0 Congo
Serra Leoa 2×1 Egito
Líbia 1×0 Moçambique
Mali 3×0 Cabo Verde

Domingo, 4/set
Madagascar x Nigéria
Comoros x Zâmbia
Zimbábue x Libéria
Burundi x Benin
República Centro-Africana x Marrocos
Níger x África do Sul
Congo x Sudão
Angola x Uganda
Togo x Bostsuana