Éder e Renato Sanches ficam fora da seleção de Portugal para Copa das Confederações

Autor do gol do título e Portugal na Euro 2016, Éder fica fora da lista, assim como Renato Sanches, revelação do torneio

Éder viveu o maior momento da sua carreira há pouco menos de um ano. Em julho de 2016, foi o grande herói de Portugal ao marcar o gol do título da Eurocopa contra a anfitriã França. Um momento que parecia o oposto de tudo que vivia com a camisa lusa. Pois bem. O atacante, de 29 anos, foi deixado fora da lista de convocados do técnico Fernando Santos para a Copa das Confederações, no próximo mês, na Rússia. Assim como Renato Sanches, 19 anos, revelação do torneio, que pouco jogou nesta temporada pelo Bayern de Munique.

LEIA TAMBÉM: Éder, o menino imigrante que cresceu em um orfanato e virou o herói improvável da Eurocopa

Entre os que são novidade no time que foi campeão europeu, dois destaques desta temporada. Bernardo Silva, 22 anos, do Monaco, foi um dos melhores do time campeão francês com o técnico Português Leonardo Jardim. Outro, que se tornou titular da seleção e ajuda a resolver um problema no ataque, é André Silva, 21 anos, atacante do Porto. São seis jogos pela seleção portuguesa e cinco gols marcados. Para quem procurava um atacante para fazer parceria com Cristiano Ronaldo, Fernando Santos parece contente com o que achou.

Os pesos pesados do time estão na lista. Nani, Ricardo Quaresma, João Moutinho, Pepe, Bruno Alves e Rui Patricio estão na lista. Anthony Lopes, goleiro do Lyon, ficou fora, segundo o treinador, por problemas pessoais. Fernando Santos chamou 24 jogadores para os jogos, mas terá que cortar um para o elenco final que irá à Rússia em junho.

A Copa das Confederações será disputada do dia 17 de junho até o dia 2 de julho. Antes disso, terá um amistoso contra o Chipre e um jogo de Eliminatórias da Copa contra a Letônia. Na competição na Rússia, Portugal está no Grupo A com Rússia, México e Nova Zelândia.

Veja os convocados:

Goleiros: Rui Patrício (Sporting), Beto (Sporting) e José Sá (Porto);

Defensores: Cédric (Southampton-ING), José Fonte (West Ham-ING), Pepe (Real Madrid-ESP), Bruno Alves (Cagliari-ITA), Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund-ALE), Eliseu (Benfica), Nélson Semedo (Benfica), Neto (Zenit-RUS);

Meio-campistas: Pizzi (Benfica), Danilo (Porto), William (Sporting), Moutinho (Monaco-FRA), Adrien (Sporting), André Gomes (Barcelona-ESP), João Mário (Inter-ITA);

Atacantes: Bernardo Silva (Monaco-FRA), Gelson Martins (Sporting), André Silva (Porto), Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP), Nani (Valencia-ESP), Ricardo Quaresma (Besiktas-TUR).

LEIA TAMBÉM: Nada de titulares: Alemanha chama com seis novatos e usa Copa das Confederações para testes