A Atalanta aproveitou bem uma rodada de tropeços dos times que brigam por uma vaga entre os quatro primeiros colocados da Itália, que dá vaga à Champions League. Em uma virada, venceu por 2 a 1 o Napoli, que parece estar em uma decadência técnica nesta reta final de temporada. Foi a terceira derrota nos quatro últimos jogos do time do sul da Itália, que está bem colocado em segundo lugar, mas não consegue mais apresentar nem bom futebol, nem manter bons resultados com frequência. Já a Atalanta parece em ascensão em um momento crucial, entrando de vez na briga por uma vaga na próxima Champions League.

O Napoli até saiu em vantagem no primeiro tempo. Aos 28 minutos, em uma boa jogada trabalhada, José Callejón lançou o lateral direito Kevin Malcuit, que cruzou rasteiro para o belga Dries Mertens completar para o gol: 1 a 0. Foi o placar do primeiro tempo.

No segundo, a Atalanta arrancou um empate ao seu estilo. Trabalhou a jogada pela direita com Josip Ilicic, que tocou para o lado direito a Hans Hateboer. O ala direito cruzou rasteiro e o artilheiro Duván Zapata tocou de leve, tirando do goleiro Davide Ospina e marcando 1 a 1 no placar.

O jogo continuaria equilibrado, com os dois times podendo vencer e criando chances, mas foi a Atalanta que aproveitou. Ilicic fez a jogada pelo meio e tocou para Zapata, que entrou na área e, carregando dois marcadores consigo, tocou de calcanhar para Mario Pasalic entrar livre e bater para o gol: 2 a 1 para La Dea, em pleno estádio San Paolo, aos 35 minutos do segundo tempo.

Zapata, não por acaso, é um dos destaques da Serie A nesta temporada. Chegou a 21 gols, apenas um atrás do artilheiro, Fabio Quagliarella, da Sampdoria, que tem 22. Cristiano Ronaldo é o terceiro com 19.

A vitória levou a Atalanta a igualar a pontuação do Milan, com 56 pontos, perdendo apenas no primeiro critério de desempate, confronto direto, ficando assim em quinto lugar. A Roma, que no fim de semana empatou com a Inter por 1 a 1, tem 55 pontos. O Napoli é o segundo colocado, com 67, seguido por Internazionale, 61. Restam cinco partidas para o final da temporada na Serie A.