Duelo de favoritos na Premier League e a volta da Serie A

Manchester United e Chelsea fazem o principal jogo da rodada, mas os destaques vão muito além, especialmente com o início do Campeonato Italiano

Enfim, o quinteto está de volta, completo. Os campeonatos Alemão, Francês, Espanhol e Inglês já começaram e, neste sábado, o Italiano tem seu pontapé inicial. E não há melhor maneira de celebrar o primeiro final de semana “completo” da temporada europeia com um baita jogo. Tudo bem que o fato de Manchester United x Chelsea acontecer na segunda-feira não ajuda tanto, mas vale pelo peso de ser o primeiro encontro de favoritos.

Além disso, a rodada conta com jogos grandiosos em todas as cinco grandes ligas da Europa. A defesa do título da Juventus, o choque entre Milan e Verona, a tradição de Dortmund e Werder Bremen, a interrogação sobre Málaga e Barcelona, a possível surpresa em Nantes e Paris Saint-Germain. Para apimentar, sobram clássicos na América do Sul e na África. Confira o roteiro do futebol internacional nos próximos dias:

*Confira a programação de TV completa*

O jogão

Manchester United x Chelsea
Segunda-feira, 16h

A Premier League está só no começo, mas já contará com uma partida que deverá ser fundamental nos rumos do título. Manchester United e Chelsea surgem como grandes favoritos na competição, ao lado do Manchester City. E o jogo de Old Trafford pode garantir pontos que farão a diferença ao final de 38 rodadas. A ocasião marca a volta de José Mourinho ao local aonde costumava degustar vinhos com Sir Alex Ferguson. Porém, o treinador dos Blues desta vez é persona non grata, tudo por sua influência no imbróglio de Wayne Rooney, determinado a deixar os Red Devils.

De qualquer forma, não é a insatisfação do camisa 10 que tem atrapalhado os resultados do United. Ignorando a birra feita por seu colega, Robin van Persie se concentrar em jogar bola e consegue melhorar a cada partida. Os dois golaços no passeio contra o Swansea são provas disso. Já do outro lado, os holofotes se voltam à trinca que parece um só, tamanho entrosamento: Juan Mata, Oscar e Eden Hazard. Os meias são determinantes para o sucesso do Chelsea e têm se sobressaído nestas primeiras semanas sob as ordens de José Mourinho.

Fique de olho também
Mario Balotelli tem sido o principal jogador do Milan (AP Photo/Antonio Calanni)
Mario Balotelli tem sido o principal jogador do Milan (AP Photo/Antonio Calanni)

Milan x Verona
Sábado, 13h

A Serie A tem seu pontapé inicial no sábado, e já com uma partida lotada de tensões. Campeão italiano em 1985, o Verona retorna à elite nacional após 11 anos. E não promete ser um anfitrião dócil na recepção ao Milan. Parte dos ultras dos gialloblu é conhecida pela postura racista e há o temor de que Mario Balotelli seja alvo de insultos. Para piorar a situação, o prefeito da cidade concedeu uma entrevista polêmica às vésperas do encontro, afirmando que é o atacante quem provoca reações do tipo. Além do pano de fundo, os rossoneri também devem entrar em campo pressionados pela semana decisiva que vivem, já que dias depois decidem contra o PSV uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Málaga x Barcelona
Domingo, 16h

O Barcelona fechou a campanha vitoriosa em La Liga 2012/13 batendo o Málaga. Por coincidência, os boquerones são o primeiro obstáculo na tentativa de bicampeonato dos blaugranas. E se os catalães já atropelaram naquela ocasião, a expectativa é de uma vitória ainda mais elástica, já que os andaluzes não contam mais com Isco, Joaquín, Manuel Pellegrini e outros destaques. Para aliviar aos anfitriões, Lionel Messi é dúvida para o jogo. A ausência do camisa 10, aliás, pode abrir espaço para que Neymar faça seu primeiro jogo oficial como titular no time de Tata Martino.

Borussia Dortmund x Werder Bremen
Sexta-feira, 15h30

Ambos com 100% de aproveitamento na Bundesliga, Borussia Dortmund e Werder Bremen abrem a terceira rodada no Signal Iduna Park. Os aurinegros são os principais candidatos a desbancar o Bayern Munique e contam com uma largada inspirada de seus atacantes, em especial Marco Reus e Pierre-Emerick Aubameyang. Já Robert Lewandowski, que não rendeu tanto, recebeu um aumento significativo em seu salário e promete mostrar serviço à diretoria. Do outro lado, o Werder não mete tanto medo assim. Apesar do bom início, os Verdes indicam uma campanha de meio de tabela. O jogo em Dortmund pode começar a demarcar isto.

Soldado comemora o gol da vitória do Tottenham (AP Photo/Sang Tan)
Soldado comemora o gol da vitória do Tottenham (AP Photo/Sang Tan)

Tottenham x Swansea
Domingo, 12h

Na hora do almoço de domingo, a Premier League conta com uma ótima pedida. O Tottenham se reforçou bem para a temporada e, depois da vitória magra sobre o Crystal Palace, quer um resultado convincente diante de sua torcida. Paulinho e Roberto Soldado, protagonistas na nova fase dos Spurs, fazem a estreia oficial em White Hart Lane. Do outro lado, no entanto, o Swansea vem mordido pela goleada sofrida para o Manchester United na estreia e promete incomodar, especialmente depois da chegada do artilheiro Wilfried Bony, que desandou a fazer gols neste início.

Vale uma zapeada

Nantes x Paris Saint-Germain
Domingo, 16h

Segundo maior campeão francês, o Nantes retornou à Ligue 1 nesta temporada, mas vive um início de campanha oscilante. Depois da vitória na estreia, o time do sul perdeu seu segundo compromisso, contra o Lorient. Agora, sua missão é ser a nova pedra no sapato do Paris Saint-Germain, que acumulou dois empates nas duas primeiras rodadas. Edinson Cavani deixou sua marca pelo novo clube, mas, depois do show de horrores ante o Ajaccio, os parisienses precisam colocar o pé na forma e melhorar a eficiência nas finalizações se quiserem buscar o bicampeonato nacional.

O reencontro

Dynamo Moscou x Zenit
Sábado, 6h30

Igor Denisov escapou do reencontro com o Zenit na última rodada do Campeonato Russo, depois de deixar o Anzhi. Porém, desta vez será inevitável rever os antigos companheiros, em um jogo que promete ser quente. O meio-campista semeou a discórdia no vestiário de São Petersburgo e, apesar da qualidade técnica, foi vendido como laranja podre. Será sua chance de vingança contra o antigo time ou a desforra daqueles com quem entrou em atrito no Estádio Petrovsky?

Os clássicos

El-Olimpia-y-el-Cerro-Porteño-trasladan-el-derbi-paraguayo-al-este-del-país

Cerro Porteño x Olimpia
Domingo, 16h

A fase não poderia ser mais favorável ao maior dérbi do Paraguai. A despeito dos problemas vividos no primeiro semestre, o Cerro Porteño parece renovado para o Clausura e lidera a competição após quatro rodadas. O Ciclón, contudo, deverá ser seguido de perto pelo Olimpia. O Decano não começou tão bem no torneio, mas vive um ótimo momento depois do vice-campeonato na Copa Libertadores. Hora de celebrar no Defensores del Chaco o dérbi que completa em 2013 seu centenário, com 400 duelos entre os gigantes.

Atlanta x Chacarita Juniors
Sábado, 13h05

O confronto pela terceira divisão do Campeonato Argentino pode não ter tanta relevância, mas até no futebol de botão os torcedores ficariam com os ânimos exaltados. Participantes tradicionais da elite no passado, Atlanta e Chacarita são conhecidos por sustentarem um dos derbies mais acirrados de Buenos Aires. O Clásico de Villa Crespo acontece desde 1927, época em que os estádios dos dois clubes eram separados apenas por menos de 100 metros. As glórias ficaram no passado, o que não evita constantes episódios de violência entre Funebreros e Bohemios, mesmo em jogos nos quais a torcida visitante é proibida.

Kaizer Chiefs x Orlando Pirates
Sábado, 10h

Ao lado de Al Ahly x Zamalek, o Dérbi de Soweto é a rivalidade mais importante do continente africano. Os jogos entre Kaizer Chiefs e Orlando Pirates costuma ser marcado pela festa ensandecida dos torcedores nas arquibancadas, bem como por algumas tragédias – a mais notável delas, em 2001, quando 43 pessoas foram mortas pisoteadas por conta da superlotação no Ellis Park. Desta vez, o encontro acontece no Soccer City, pela ida das semifinais da Copa Sul-Africana.

Seattle Sounders x Portland Timbers
Domingo, 23h

O dérbi do noroeste dos Estados Unidos existe há pouco tempo na Major League Soccer, mas carrega uma história desde 1975, passando por diferentes competições do país. Tão importante quanto o passado é a paixão das duas torcidas – os Sounders possuem a maior média de público da MLS, enquanto o Timbers nunca disputou uma partida na liga com uma ocupação das arquibancadas inferior a 100%. Não à toa, o recorde de público da história do torneio aconteceu em um jogo entre as duas equipes. Bom para Clint Dempsey, reforço dos Rave Greens, sentir de fato o clima do futebol nos EUA.

O cara

Italy Soccer Supercup

Carlos Tevez
Sampdoria x Juventus
Sábado, 15h45

A Juventus abre a campanha rumo ao tricampeonato italiano com uma parada espinhosa. A Sampdoria pode não viver sua melhor fase, mas enfrentar a equipe no Luigi Ferraris costuma ser complicado. Os blucerchiati não perdem no estádio para a Vecchia Signora desde 2006 e no último encontro, em maio, garantiram o triunfo por 3 a 2. Para reverter a situação, os bianconeri esperam o impacto inicial de sua principal contratação na pré-temporada: Carlos Tevez, o atacante que faltava para o time confirmar outra vez a supremacia na Serie A.

O brasileiro

Philippe Coutinho
Aston Villa x Liverpool
Sábado, 13h30

Partida após partida, Philippe Coutinho se firma como a sensação do Liverpool. O meia brasileiro chegou a Anfield sem tantas expectativas, após uma passagem de pouco brilho pela Internazionale, mas vai compensando cada centavo investido pelos Reds. O camisa 10 se tornou peça fundamental no sistema de Brendan Rodgers, combinando criatividade e poder de conclusão. Na primeira rodada da Premier League, foi o jogador que mais deu passes para finalização. E seu talento será vital contra o Aston Villa, que bateu o Arsenal e foi derrotado a duras penas pelo Chelsea.

Passe longe

Atlético de Madrid B x Real Madrid C
Sábado, 14h

A grande rivalidade da capital espanhola vive um momento ímpar entre as equipes principais, depois que o Atlético de Madrid derrotou o Real Madrid na decisão da Copa do Rei e encerrou um jejum de 14 anos. Neste final de semana, o reencontro será recheado de garotos, entre as filiais. O clima entre colchoneros e merengues até promete ser interessante, mas nada que compense o fato de se ver um jogo entre dois times da quarta divisão espanhola.