Um gol de Marco Reus em um jogo muito difícil levou o Borussia Dortmund a uma vitória suada diante do Hertha Berlim, fora de casa, pelo Campeonato Alemão. A vitória por 3 a 2 veio em um jogo em que o time da capital esteve duas vezes à frente no placar, mas os aurinegros foram valentes. Mais do que isso, jogaram mais bola também, especialmente no segundo tempo, para conseguir a virada.

VEJA TAMBÉM: Guardiola: “Sancho não quis o desafio no Manchester City”

Jadon Sancho foi destaque, depois de um primeiro tempo que ele foi muito esforçado, mas em um segundo tempo que ele foi bastante eficiente e causou muitos problemas na defesa rival – não por acaso, participou diretamente de dois gols com assistências, inclusive o gol da vitória. Só que esse cenário só ficou claro no segundo tempo, porque no primeiro Salomon Kalou foi um terror para o Dortmund, com dois gols.

O primeiro gol foi logo a quatro minutos, quando Kalou aproveitou o rebote do goleiro Roman Bürki, que falhou ao defender um chute, e colocou para dentro. O empate do Dortmund veio rápido, 10 minutos depois, aos 14. Thomas Delaney chutou, a bola desviou e matou o goleiro Jarstein: 1 a 1.

Só que ainda no primeiro tempo, o Hertha Berlim chegou ao segundo gol. De pênalti, aos 35 minutos, Kalou marcou 2 a 1. O Dortmund, nervoso, sofria. Jadon Sancho jogava pela esquerda, enquanto Christian Pulisic jogava pela direita. Os dois ficaram bastante apagados. Reus, enfiado entre os zagueiros, mal conseguia tocar na bola. Jacob Larsen, pelo meio, também fazia pouco – chutou uma bola de longe, sem perigo. Sancho foi quem mais buscou o jogo, mas também errou bastante. Ele tentou o lance mais perigoso do Dortmund no primeiro tempo.

O segundo t empo exigia mudanças e elas vieram. Inclusive de posicionamento. Pulisic foi deslocado para a esquerda, Sancho para a direita. Saiu também Larsen e entrou Raphael Guerreiro. O desempenho do time melhorou e em um lance de Pulisic, o goleiro Jarstein fez uma boa defesa, mandando a bola para escanteio. Na cobrança, Sancho colocou bem no meio da área para o zagueiro Dan-Axel Zagadou, de cabeça. Era o empate do Dortmund aos dois minutos do segundo tempo.

Com todo o segundo tempo pela frente, o Dortmund sabia que precisava pressionar para não dar a chance do Bayern de Munique abrir vantagem na liderança do Campeonato Alemão. Os dois times entraram na rodada empatados em pontos, mas com o saldo de gols a favor dos bávaros. Só que o Hertha Berlim, porém, não queria dar a vitória de bandeja.

O gol da virada veio, mas foi bastante sofrido. Pulisic tinha caído pela direita, Sancho foi para a esquerda e a bola passou pelo pé dos dois. Também passou por Guerreiro, que abriu na esquerda para Sancho. O camisa 7 fez a jogada e tocou para o meio para Reus, que, de primeira, bateu de chapa e marcou: 3 a 2, aos 47 minutos do segundo tempo. Vitória de enlouquecer os jogadores e os torcedores do time, que foram em massa para a capital alemã.

Com isso, o Dortmund chega a 60 pontos, enquanto o Bayern tem 57 e entra em campo para jogar contra o Mainz 05 no domingo. Se vencer, segue na liderança pelo saldo de gols. Se empatar ou perder, o Dortmund volta à ponta da tabela. A oito rodadas do fim, a briga pela salva de prata da Bundesliga segue muito acirrada.