A angústia da família de Emiliano Sala terminou, na quinta-feira da semana passada, quando o corpo encontrado nos destroços do avião que o levava da França para o Reino Unido foi identificado como sendo do jogador. No entanto, o piloto da aeronave, David Ibbotson, continua desaparecido. Um financiamento coletivo, que busca arrecadar £ 300 mil para encontrá-lo, foi reforçado com £ 50 mil do dono do Cardiff, Vincent Tan.

LEIA MAIS: Nantes coloca ingressos em todos os setores a €9 para tributo a Sala no domingo

As buscas oficiais pelos desaparecidos no acidente de avião, em 21 de janeiro, foram encerradas três dias depois. A família de Sala lançou uma campanha que arrecadou dinheiro para uma operação privada, que conseguiu localizar os destroços do avião e o corpo do jogador que se transferia do Nantes para o Cardiff City na última janela de transferências.

No entanto, essa operação privada foi cancelada “pelo futuro próximo”, segundo a família de Ibbotson na descrição do financiamento coletivo. A agência britânica de acidentes aéreos alegou “condições climáticas ruins” como justificativa para a decisão. “Não conseguimos tolerar que ele esteja sozinho. Precisamos trazê-lo para casa para que possamos colocá-lo para descansar”, escreveu a família.

Ao longo do fim de semana, Kylian Mbappé realizou uma doação de £ 27 mil. O ex-jogador Gary Lineker contribuiu com £ 1 mil. Nas últimas horas, o financiamento coletivo recebeu duas quantias de £ 25 mil de um benfeitor anônimo. Em contato com o jornal Wales Online, o Cardiff City confirmou que elas foram feitas por Vincent Tan, que já havia cuidado do transporte do corpo de Sala para a Argentina.

Tan afirmou em uma nota oficial no site do Cardiff, semana passada: “O Cardiff continuará trabalhando com o Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos e investigadores para descobrir como o avião caiu e para prestar auxílio à família de Sala. Oferecemos para levar Emiliano de volta para sua família na Argentina. Apesar de ele estar lá, sua alma sempre ficará em nossos corações. Sofremos uma perda terrível, mas a pior perda foi da família de Sala. Que a alma de Sala descanse em paz”.