Daire Flannagan tem apenas seis anos, mas já pode dizer que é um grande lutador. Nascido com síndrome de Apert, uma doença genética que causa o desenvolvimento anormal da caixa craniana, o irlandês de Belfast poderia ter falecido logo em suas primeiras 48 horas de vida, mas, em vez disso, desafiou as probabilidades e até hoje segue lutando contra a condição. Torcedor do Everton, Daire tinha o sonho de assistir a um jogo dos Toffees direto das arquibancadas do Goodison Park, e, graças a um amigo de sua família e à generosidade de Seamus Coleman, poderá realizá-lo em breve.

VEJA TAMBÉM: Fome por mais títulos fez Ribéry recusar a China: “Dinheiro não é o mais importante”

Ciaran Rogan, amigo da família Flannagan, usou o site de financiamento coletivo Gofundme para pedir contribuições para bancar a viagem para Liverpool, a hospedagem e os ingressos para um jogo do Everton no Goodison Park. Para espalhar a campanha, que tinha como objetivo arrecadar £ 1 mil, foi ao Twitter, enviando o link da vaquinha para o perfil oficial do clube, além de marcar Seamus Coleman na publicação. Para a surpresa de Rogan, o lateral respondeu ao pedido com uma doação cinco vezes maior do que a meta do financiamento.

Screen-Shot-2016-03-11-at-13.33.53

“É completamente excepcional saber que um jogador de verdade do Everton tenha dado seu apoio para algo assim, ajudando um jovenzinho. Foi uma mensagem poderosa para se receber”, afirmou Rogan, em entrevista ao Belfast Live.

Além da contribuição generosa, Coleman enviou uma mensagem através do Facebook para o organizador do financiamento, afirmando: “Li a história do Daire online e gostaria de ajudá-lo a conseguir a viagem para o Goodison na próxima temporada. Fiz uma doação de £ 5 mil e espero que isso possa ajudar Daire e sua família a fazerem uma viagem segura para Liverpool. Estou ansioso para vê-los em um jogo na temporada que vem”.

Em apenas dois dias, o financiamento coletivo já arrecadou £ 6 mil, e Rogan, estupefato pela maneira como tudo aconteceu tão rapidamente, já avisou que o dinheiro extra será destinado à instituição de caridade Mencap, que presta assistência a pessoas com deficiências de aprendizado.

As redes sociais criaram um tipo de comunicação muito mais direta entre jogadores e fãs, e aqueles que sabem aproveitar esta oportunidade para retribuir o carinho recebido por torcedores merecem destaque. Coleman é um dos exemplos positivos de como esses meios podem ser ferramentas poderosas com efeitos na vida real.

Pequeno Daire estará no Goodison Park na próxima temporada
Pequeno Daire estará no Goodison Park na próxima temporada