Esse post inaugura a nova seção cultural da Trivela. A cada semana, publicaremos uma indicação de livro ou filme sobre futebol, feita pelos Padrinhos Trivela. Ainda não conhece nosso programa de financiamento coletivo? Vá para o Padrim e conheça já!

Por Leonardo Biazzi, Padrinho da Trivela

Os Números do Jogo é um livro lançado em 2013, pelos estatísticos Chris Andersen e David Sally. Confesso que a capa me chamou a atenção, com uma chamada no mínimo provocativa, podemos dizer: “Por que tudo que você sabe sobre futebol está errado”. Fiz o pedido na livraria online e esperei ansiosamente pela entrega.

A minha maior dúvida era se os autores tentariam vender uma receita de como se jogar futebol. E esse é justamente o grande ponto positivo do livro, apesar de trazer alguns estudos consistentes, como as 134 partidas analisadas de Premier League em que houveram 1434 escanteios, um time marcou o gol de escanteio a cada dez jogos, ou seja, 89% dos escanteios foram desperdiçados.

Então é obrigatório cobrar escanteio curto? Não! O livro explica que esse tipo de estratégia, que funcionava muito bem no consagrado Barcelona de Pep Guardiola não se aplica a todos os times, pois requer muitos jogadores que saibam jogar com a bola no chão e trocar passes. Há times como o Stoke City, que sabiam como colocar a bola na grande área e transformavam essas oportunidades em gols.

Outro ponto positivo é descobrir como alguns técnicos de futebol na elite européia fazem a preparação para os jogos. David Moyes, treinador escocês que ficou anos no Everton e teve a missão de substituir Sir Alex Ferguson no Manchester United, costumava assistir pelo menos 5 partidas anteriores de seu próximo rival.

A obra conta com tabelas, gráficos e de maneira geral, traz um insight bacana sobre futebol, usando justamente a estatística, que por vezes é ignorada no esporte bretão. Depois de algumas horas de leitura, pode ficar um pouco maçante, mas nada que uma pausa não resolva.

Os autores exageraram em algumas passagens do livro, como o capítulo dedicado a Darren Bent, centroavante do Aston Villa com passagem pela seleção inglesa e Fernando Torres, craque que teve uma passagem frustrante pelo Chelsea.

Qual dos dois você contrataria para seu time? Os Números do Jogo tenta te convencer que o esforçado Darren Bent era a melhor opção para o badalado elenco do Chelsea. Mas bom, chega de spoiler. Boa leitura!

O LIVRO

Título: Os Números do Jogo
Autores: Chris Andersen e David Sally
Editora: Paralela
Páginas: 360
Lançamento: 2013


Os comentários estão desativados.