O Benfica tinha tudo para ter uma noite agradável de domingo. Os Encarnados comemoravam a vitória fora de casa diante do Rio Ave por 1 a 0, quando uma cena depois do apito final mostrou o quanto as arquibancadas ao redor do mundo são, por vezes, intolerantes. O jovem volante Renato Sanches, considerado a maior revelação do clube desde Rui Costa, foi alvo de racismo enquanto caminhava em direção ao vestiário.

LEIA TAMBÉM: [Mapa interativo] Todos os participantes da história do Campeonato Português

Imitando o som que o macaco faz, uma parcela da torcida do Rio Ave abafou os aplausos que o jogador benfiquista recebia ao abandonar o gramado após mais uma ótima partida. No entanto, Sanches não esmoreceu diante do episódio racista, e respondeu à provocação esboçando um sorriso e movendo os braços como se estivesse imitando, precisamente, um macaco. Uma atitude grandiosa diante de quem não o respeitou.

Segundo o jornal Record, o Rio Ave corre o risco de ser punido com um jogo com portões fechados. Em 2015, o Leixões foi um dos primeiros clubes em Portugal a ser punido por comportamento racista de um dos seus torcedores. O clube ainda deve receber uma multa, que pode ser superior a € 15 mil. O combate ao racismo se tornou uma das bandeiras da Uefa e da Fifa e a própria Federação Portuguesa e a liga do país dificilmente deixam passar um episódio como esse sem qualquer punição.

Natural de Lisboa, o garoto de 18 anos possui raízes africanas. Sanches é filho de cabo-verdianos que chegaram a Portugal em meados de 2002, quando o agora volante tinha apenas cinco anos de idade. Quatro anos depois, foi procurado pelo Benfica e ingressou nas categorias de base do clube, época em que já mostrava muita qualidade e categoria dentro das quatro linhas.

Estreante mais novo do Benfica em competições europeias no século, o português fez seu primeiro jogo como titular no dia 25 de novembro do ano passado, em partida válida pela fase de grupos da Champions League, contra o Astana. Dentre as características que colocam Sanches em destaque está a sua facilidade para distribuir o jogo, velocidade para percorrer o meio-campo inteiro e ótima pontaria à distância. Além disso, desde que o jovem começou a jogar com frequência, é perceptível que a saída de bola do Benfica melhorou bastante.

Tudo indica que a jovem promessa está sendo observada de perto pelo Manchester United. Depois de enviar olheiros para observar 14 partidas do Benfica e a estreia do volante pela seleção portuguesa, em amistoso contra a Bulgária, o time inglês se mostra cada vez mais disposto a contratá-lo. O problema é que a multa rescisória de € 80 milhões que está no contrato do jogador. Para ter o garoto em Old Trafford. Como bem sabemos, os portugueses costumam negociar muito bem e não devem pedir pouco por ele.

Confira o vídeo do momento em que Sanches foi ofendido: