Atuar na lateral esquerda não impediu Alex Telles de ser o jogador mais importante aos gols do Porto na temporada. Homem das bolas paradas e dos cruzamentos precisos, o brasileiro contribuiu com dez gols e sete assistências ao título no Campeonato Português. O jogador de 27 anos atravessa o melhor momento de sua carreira e cresceu muito em suas quatro temporadas no Estádio do Dragão. Por todo o reconhecimento, tende a receber propostas na próxima janela de transferências. E o choro do brasileiro após a vitória por 2 a 0 sobre o Sporting, que definiu a taça, foi entendido também como um possível ato de despedida – além do próprio orgulho pela conquista.

Alex Telles deu sua contribuição no jogo decisivo. O lateral cobrou o escanteio que resultou no primeiro gol, anotado por Danilo Pereira. O camisa 13 seria substituído a cinco minutos do final. E, do lado de fora, se emocionou diante do momento vivido com os portistas. O brasileiro se sentou no banco de reservas às lágrimas, consolado por companheiros e membros da comissão técnica. Já nos acréscimos, até se ajoelhou no gramado, bastante comovido.

“É um sentimento inexplicável, embora sem os torcedores, que tanto nos empurram nos momentos difíceis. Se não fosse o nosso trabalho, não seriamos campeões. O elenco todo trabalhou de uma forma… Nunca desistiu. Estou muito feliz. Melhor temporada da minha carreira? Em termos de números sim. É o resultado do trabalho”, afirmou Alex Telles, durante a saída de campo. “Esta temporada foi a mais carregada em todos os sentidos, para todos. Estávamos a sete pontos, muitos jogaram a toalha no chão, mas sabíamos que poderíamos conseguir. Acreditamos em nós e agora toda a gente tem de comemorar”

Questionado sobre o seu futuro, Alex Telles preferiu não dar qualquer declaração mais incisiva: “É um assunto bem complicado falar sobre o meu futuro, muitas coisas saem na imprensa sem necessidade e conhecimento meu. Sei que isso faz parte do futebol, mas a melhor resposta que podia dar era trabalhar todos os dias. Não sei o dia de amanhã, sinceramente não sei. Estou muito feliz aqui, mais um título conquistado. O meu foco total é dentro das quatro linhas. Enquanto estiver aqui vou dar o meu melhor sempre”. Segundo o jornal A Bola, há uma proposta do Paris Saint-Germain pelo defensor.

Alex Telles soma 189 partidas com a camisa do Porto. O lateral contribuiu com 23 gols e 54 assistências desde que chegou ao Estádio do Dragão. Depois de trocar o Grêmio pelo Galatasaray e não deslanchar na Internazionale, o brasileiro se coloca entre os melhores de sua posição no futebol europeu. É campeão como destaque e buscar um clube com mais projeção nas competições continentais parece um passo natural à sua ascensão.