O Desportivo das Aves saiu da lanterna do campeonato português. A equipe, recém-promovida para a primeira divisão, derrotou a Naval por 2 a 0 e deixou a última posição do torneio nas mãos do Beira-Mar. O Braga venceu a Acadêmica por 4 a 2 e aparece em terceiro na tabela.

Em casa, o Desportivo das Aves conquistou a vitória com gols marcados no segundo tempo. Mesmo com o gramado castigado pela forte chuva, os anfitriões abriram o placar aos 20 minutos com Artur Futre. Aos 35, Filipe Anunciação definiu o resultado. O Desportivo das Aves foi a oito pontos e ocupa a penúltima posição. O Beira-Mar, com sete, agora está na lanterna.

O Braga tomou um susto logo aos três minutos, quando os visitantes ficaram em vantagem. Lino tabelou com Filipe Teixeira e tocou na saída do goleiro. O time da casa empatou pouco depois. Aos nove, Cesinha desviou de cabeça um escanteio cobrado por João Pinto e igualou.

A virada saiu aos 16: Paulo Jorge ficou com o rebote do goleiro Pedro Roma e mandou para as redes. Aos 40, o time de Coimbra empatou com Litos, após cruzamento de Ndoye. O Braga voltou a ficar em vantagem no segundo tempo. Aos seis, João Pinto fez o terceiro; Frechaut marcou aos 15 e definiu o placar.

Em terceiro, o Braga chegou aos 23 pontos, um a mais do que o Benfica, que tem uma partida a menos. A Acadêmica, com 13, vem em 11º lugar.

Na sexta-feira, o Benfica levou a melhor no clássico com o Sporting e derrotou o rival por 2 a 0 em pleno José Alvalade. Com isso, o líder Porto ampliou para cinco pontos a vantagem sobre os Leões, com a vitória por 2 a 0 no dérbi com o Boavista.

A partida Marítimo x Vitória de Setúbal, nesta segunda-feira, completa a rodada.

Veja os resultados das partidas já disputadas pela 12ª rodada do campeonato português:

Sexta-feira, 1º/dezembro
Sporting 0x2 Benfica

Sábado, 2/dezembro
Beira-Mar 1×2 Belenenses
Porto 2×0 Boavista

Domingo, 3/dezembro
Desportivo das Aves 2×0 Naval
Estrela Amadora 2×0 Nacional
União Leiria 0x0 Paços de Ferreira
Braga 4×2 Acadêmica