Arthur segue chamando muito a atenção na Espanha.  No fim de semana, ele foi um dos destaques do Barcelona no empate por 1 a 1 com o Valencia, no estádio Mestalla. Mesmo jogando fora de casa, ele fez 142 passes, sendo 135 deles completos. Um número maior que qualquer outro jogador na liga nesta temporada e uma marca ainda maior: é o maior número de passes de um jogador atuando fora de casa nas últimas seis temporadas.

LEIA MAIS: O Valencia impôs seu desafio ao Barcelona, em empate que não ajuda nenhuma das equipes

O último jogador a ter um número de passes tão alto em um jogo fora de casa foi… Xavi. Foi durante um jogo contra o Levante, em novembro de 2012. Pelo estilo de jogo, de muito controle e muito passe, as comparações entre Arthur e Xavi estão se tornando muito mais frequentes e, parece, o brasileiro de 22 anos vai ganhando a posição como titular. Começou jogando na partida contra o Valencia, como já tinha começado jogando também contra o Tottenham, também fora de casa, pela Champions League.

Apesar do bom desempenho de Arthur no Mestalla, o Barcelona não conseguiu vencer o Valencia. O Barcelona, aliás, chegou a quatro jogos sem vitória na liga com o resultado. E pior ainda, porque o time perdeu a liderança para o Sevilla e terá que enfrentar justamente o novo líder, na próxima rodada.

Arthur formou o meio-campo do Barcelona ao lado de Sergio Busquets e Ivan Rakitic. O Barcelona tem jogado em um 4-3-3, com Philippe Coutinho voltando a atuar onde mais gosta, pela ponta esquerda, deixando a direita para Messi (que se movimenta muito) e Luis Suárez como referência. Arthur ficou, nesta partida, mais pelo lado esquerdo. Veste a camisa 8, que era de Iniesta, mas parece cada vez mais próximo do papel que fazia Xavi.