Por Leandro Stein, da Trivela, e Emmanuel do Valle, dono do Flamengo Alternativo

O desenvolvimento do futebol espanhol partiu da aproximação entre os seus principais centros. A Copa do Rei, primeira competição nacional estabelecida no país, colocava frente a frente as forças locais da capital, do País Basco e da Catalunha – regiões economicamente mais relevantes e também berços do esporte no país. Com o tempo, outros cantos do mapa passaram a ser agregados, em especial Andaluzia e Galícia. Até as bases para a criação de um campeonato realmente nacional se lançarem no final da década de 1920. Em 1929, surgiu a primeira temporada de La Liga, embora concentrada ainda em bascos, catalães e madrilenos.

VEJA TAMBÉM: Viaje pela Itália neste mapa interativo com todos os participantes da história da Serie A

A expansão do Campeonato Espanhol, de qualquer forma, já tomaria forma na década seguinte. E, ainda que algumas regiões sejam mais costumeiras do que outras, poucas ligas europeias possuem sua tabela histórica tão representada por diferentes lugares do território. Há clubes das ilhas que fazem parte da nação, como as Canárias e as Baleares. Ou até mesmo a participação de uma equipe do norte da África, o Atlético Tetuán, localizado em um protetorado espanhol e que atualmente faz parte do Campeonato Marroquino.

Abaixo, um mapa com todos os clubes que disputaram a história de La Liga. Alguns escudos estão sobrepostos, portanto, é preciso aproximar a visualização para conseguir diferenciá-los.  Aproveite:

MAIS MAPAS

– Todos os clubes na ativa que já passaram pelas quatro divisões profissionais do Inglês

– Todos os participantes da história do Campeonato Português

– Viaje no tempo neste mapa com todos os clubes que disputaram o antigo Campeonato Soviético

– 25 anos depois da reunificação da Alemanha, onde estão os clubes orientais?

– Na semana de abertura da Super League e da MLS, explore mapas do futebol na China e nos EUA

– Desbrave a Europa neste mapa interativo com todos os times da história da Champions

– Desbrave as Américas neste mapa com os 202 clubes que já disputaram a Libertadores