Depois de um ano sem seu jogo mais importante, a Série A volta a ver nesta rodada aquele que é chamado de ‘Derby d’Italia’, o confronto entre Juventus e Internazionale.

Até o rebaixamento da Juve na temporada passada, por causa do escândalo de ‘Calciopoli’, a partida era a única que reunia dois clubes que jamais tinham estado na Série B.

Novamente lutando pela ponta do campeonato, os dois times chegam à 11a rodada vindo de vitórias: a Juve bateu o Empoli e a Inter – ainda invicta no torneio, como a Fiorentina – passou pelo Genoa.

Tendo somente o desfalque do zagueiro Jorge Andrade (lesionado pelo resto da temporada), a Juventus deve vir com força máxima, incluindo o armador Pavel Nedved, que era dúvida até ontem. A força vai alem do campo: o atacante Iaquinta aproveitou para provocar os adversários interistas dizendo que “a Inter tem medo da Juventus”.

Na Inter, a lista de ausentes é maior: Materazzi, Toldo, Vieira, Stankovic e Jiménez estão no departamento médico. O brasileiro Adriano não deve ficar nem no banco, mas no treinamento, foi um dos melhores, fazendo cinco gols. Sobre o clássico, o presidente da Inter, Massimo Moratti, disse esperar uma partida “sem maldade”. No ano passado, os juventinos assistiram com frustração a migração de vários de seus craques, como Ibrahimovic e Vieira – para a Inter, depois do rebaixamento.

Rodada dura

No sábado, dois jogos importantes chamam a atenção, tanto pelo seu relevo na tabela, quanto pelo porte das equipes envolvidas. Em Milão, o Milan tenta se firmar definitivamente no campeonato contra o Torino, depois de uma boa goleada sobre a Sampdoria. Ronaldo voltou a treinar, mas sua estréia deve demorar mais um pouco. O Torino viaja a San Siro sem Grella e Recoba, machucados.

Em Roma, a Lazio, precisando se recuperar depois da derrota diante da Roma, recebe a invicta Fiorentina tendo desfalques importantes: Mauri, Siviglia e Behrami estão de fora. Para piorar a sorte ‘laziale’, nenhum titular dos toscanos está de fora e a força máxima pode ser usada. É provável até que o romeno Mutu ganhe um descanso para ganhar fôlego.

Nas outras partidas, merecem especial atenção o clássico meridional entre Napoli e Reggina, com o time de Reggio Calábria estreando o técnico Renzo Ulivieri e a ida do Palermo a Genoa, com os dois clubes precisando muito dos três pontos.

Confira todos os jogos da Série A neste final de semana:

Sábado, 03/11

Milan x Torino (17:30, (RAI, TV Esporte Interativo, ESPN Brasil)
Lazio x Fiorentina

Domingo, 04/11

Parma x Siena
Napoli x Reggina
Livorno x Udinese
Genoa x Palermo (12:00, (RAI, ESPN Brasil)
Empoli x Roma (12:00, (ESPN Internacional)
Catania x Atalanta
Cagliari x Sampdoria
Juventus x Internazionale (17:30, (RAI, ESPN Internacional)

Veja a classificação do Campeonato Italiano