Não tem futebol na Itália no domingo de Páscoa. Nenhuma desculpa para faltar ao almoço abastecido de macarrão na casa da avó. Todos os jogos foram concentrados no sábado, o que significa que o primeiro deles será realizado às 7h30, horário de Brasília. Eu sei, eu sei. Mas olha: é um jogo cheio de tradição e rivalidade. Os rivais de Milão precisam ganhar o dérbi para que a temporada não seja uma completa perda de tempo, e o Milan pode até mesmo entrar na zona de classificação da Liga Europa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

E esse é apenas o começo do fim de semana. Ainda temos o Manchester United encarando o Chelsea, Bayer Leverkusen contra o Bayern de Munique e clássicos ao redor do Brasil para você assistir enquanto come, precocemente, os seus ovos de chocolate. Não dá para esperar até domingo, né?

O jogão

Manchester United x Chelsea
Domingo, 12h (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Odd Shark: United (2.67), Chelsea (2.87), empate (3.13)

José Mourinho já encarou o Chelsea duas vezes nesta temporada. Perdeu as duas e ainda não conseguiu furar a defesa montada por Antonio Conte uma única vez. Levou 4 a 0 no jogo do primeiro turno, na primeira grande exibição do esquema com três zagueiros dos líderes da Premier League, e foi eliminado pelos Blues da Copa da Inglaterra. Desta vez, o Manchester United atua em casa, o que deveria ser uma vantagem, exceto que a equipe está com o pior aproveitamento em Old Trafford desde a temporada do rebaixamento, em 1973/74. Não perde há 21 rodadas, mas essa sequência envolve dez empates, oito deles em casa, cinco deles nos últimos seis jogos em seus domínios. Ou seja, difícil dizer que isso é uma vantagem contra um Chelsea que joga bem em todas as cidades e tem demonstrado poder de recuperação depois de tropeços. Perdeu do Crystal Palace, em Stamford Bridge, mas se ergueu com triunfos sobre o Manchester City e o Bournemouth. O United é o último dos seis primeiros que enfrentará na temporada. Com sete pontos de vantagem a sete rodadas do fim, uma vitória deixaria o título ao alcance dos dedos.

O clássico

Internazionale x Milan
Sábado, 7h30 (ESPN e Watch ESPN)
Cotações da Odd Shark: Inter (2.08), Milan (3.51), empate (3.59)

No fim de semana de Páscoa, você terá que acordar cedo para assistir ao primeiro jogo da rodada completa do Campeonato Italiano que será realizada neste sábado. Pelo menos, dificilmente o duelo poderia ser mais interessante. O dérbi de Milão é a chance de os rivais salvarem alguma coisa de uma temporada que começou muito bem, mas tende a ter um final melancólico para ambos. Depois de chegar até mesmo a brigar por vaga na próxima Champions League, a Internazionale conseguiu ser ultrapassada pelo Milan, na esteira de duas derrotas e um empate. Perdeu do Crotone, 18º colocado, no último fim de semana. Os rossoneri, pelo menos, estão em alta. Foram derrotados apenas pela Juventus – quem não anda sendo na Serie A, certo? – nas últimas nove rodadas, com mais seis vitórias e dois empates. A possibilidade de disputar a próxima Liga Europa é real. A Atalanta tem apenas dois pontos a mais, em quinto lugar.

Fique de olho

Southampton x Manchester City
Sábado, 13h30 (ESPN+ e Watch ESPN)
Cotações da Odd Shark: Southampton (4.46), City (1.79), empate (3.94)

A fase não é das melhores para o time de Guardiola
A fase não é das melhores para o time de Guardiola

Tem sido uma Premier League bastante hierárquica: os seis times mais poderosos ocupam as seis primeiras colocações. E o Southampton, mais uma vez, é um dos melhores do resto. Está em nono lugar, atrás de Everton e West Brom, além do sexteto. Tem a sexta melhor defesa, empatado com o Middlesbrough, e o oitavo pior ataque, ao lado do Swansea. Marcou 37 gols. Sofreu 37 gols. Uma equipe bem na média. Não conseguirá continuar a progressão dos últimos anos – nas três temporadas anteriores, foi 8º, 7º e 6º, respectivamente -, mas tem a chance de atrapalhar a vida do Manchester City, na briga unha a unha por uma vaga na próxima Champions League. Não era o time mais fácil de ser batido em casa até a virada do ano. Desde 28 de dezembro, foi derrotado três vezes em seis rodadas no Stadium of Light. E o Manchester City precisa desesperadamente desses três pontos porque a vitória sobre o Hull City, no último sábado, foi a primeira depois de uma sequência de quatro jogos sem vencer, por todas as competições.

Valencia x Sevilla
Domingo, 11h (ESPN e Watch ESPN)
Cotações da Odd Shark: Valencia (2.53), Sevilla (2.71), empate (3.51)

Temos duas equipes em momentos curiosos. O Valencia é a definição da zona da pasmaceira porque não será rebaixado (dista 17 pontos), nem se classificará para competições europeias (dista 13 pontos). Ficaria totalmente indiferente se a temporada terminasse amanhã, mas, como ela não terminará, vai ganhando os seus jogos. Venceu suas últimas três partidas, contra Deportivo La Coruña, Celta de Vigo e Granada. Tentará a quarta seguida contra um Sevilla que precisa lembrar que uma vez já foi um time de futebol competitivo. Encerrou uma sequência de seis jogos sem vitória contra o La Coruña, no último sábado, e precisa se recuperar para consolidar a quarta posição. O Villarreal, quinto, já esta a apenas sete pontos de distância.

O cara

Manuel Neuer
Bayer Leverkusen x Bayern de Munique
Sábado, 13h30 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Odd Shark: Leverkusen (4.86), Bayer (1.68), empate (4.17)

Neuer, do Bayern de Munique (Foto: Getty Images)
Neuer, do Bayern de Munique (Foto: Getty Images)

Neuer foi personagem da derrota do Bayern de Munique para o Real Madrid, nas quartas de final da Champions League, para o bem e para o mal. Assistiu ao pênalti perdido de Vidal no final do primeiro tempo e executou três defesas absurdas na segunda etapa, enquanto sua equipe era pressionada implacavelmente pelos adversários. Uma delas, simplesmente colocando o pulso na trajetória de uma bomba de Cristiano Ronaldo, foi particularmente impressionante. No entanto, o gol da virada dos espanhóis passou por baixo das suas pernas. Para construir em cima da goleada sobre o Borussia Dortmund, os bávaros precisam vencer um Bayer Leverkusen que não melhorou muito de desempenho depois da demissão de Roger Schmidt. Sob o comando de Tayfun Korkut, jogou seis vezes e só ganhou do Darmstadt, o pior time da Bundesliga.

Pelo Brasil

Confiança x Sergipe
Domingo, 17h (EI Maxx 2)

Invicto no hexagonal final do Campeonato Sergipano, o Itabaiana está garantido na final do torneio. O que significa que Confiança ou Sergipe ficarão pelo caminho. O clássico do próximo domingo, pela antepenúltima rodada desta fase, deve dar uma boa indicação de qual deles encerrará a campanha estadual mais cedo. O Confiança leva vantagem, com 11 pontos, e ocupa atualmente a segunda colocação. O Sergipe tem nove e está em quarto, empatado com o Boca Júnior. É o terceiro encontro entre os rivais este ano. Houve um empate por 2 a 2 e uma vitória do Confiança, por 2 a 1.

São Paulo x Corinthians
Domingo, 19h (Premiere e PFCI)
Cotações da Odd Shark: São Paulo (2.13), Corinthians (3.50), empate (3.21)

O Corinthians chega às semifinais do Campeonato Paulista em uma fase melhor que a do São Paulo. O time de Fábio Carille demonstrou uma ligeira melhora ofensiva, com cinco gols contra Linense e Universidad Chile e muita produção contra o Internacional – Marcelo Lomba pegou demais. Lógico que nesse período também houve dois jogos biblicamente terríveis contra o Botafogo de Ribeirão Preto, um sinal de que o ataque alvinegro ainda está longe do ideal. O São Paulo, por sua vez, vinha sofrendo menos gols, contra adversários bem fracos, até encarar o Cruzeiro e ser vazado duas vezes em bolas paradas. E o ataque minguou: teve quatro empates por 1 a 1, seguidos por três jogos em que marcou apenas três gols até golear o Linense, por 5 a 0 no Morumbi. Mas já estava virtualmente classificado contra um time bem inferior tecnicamente. O clássico de domingo dará uma boa pista do atual estado das duas equipes.

Sport x Náutico
Domingo, 16h (Globo para Pernambuco)

O pernambucano pode reclamar de muita coisa. Não pode reclamar da falta de clássicos. Tem quase um por semana, contando a Copa do Nordeste, na qual Náutico e Santa Cruz caíram no mesmo grupo. Este vale pela semifinal do Campeonato Pernambucano. O Timbu, eliminado no torneio regional em terceiro lugar na sua chave, tenta chegar à final do estadual pela segunda vez em sete anos. Mas pega um Leão embalado pela fase esplendorosa de Diego Souza.

Vale uma zapeada

Hoffenheim x Borussia Monchengladbach
Sábado, 10h30 (Watch ESPN)
Cotações da Odd Shark: Hoffenheim (2.01), Gladbach (3.76), empate (3.58)

Julian Nagelsmann, técnico do Hoffenheim (Foto: Divulgação)
Julian Nagelsmann, técnico do Hoffenheim (Foto: Divulgação)

O Borussia Monchengladbach não faz uma temporada à altura das suas mais recentes, mas tem conseguido se recuperar. Ganhou as últimas duas rodadas, contra o Hertha Berlim, quinto colocado, e o Colônia, e se aproximou da zona de classificação à Liga Europa. Está a dois pontos do Freiburg. Mas o desafio que tem pela frente é um dos mais difíceis. O Hoffenheim, terceiro, está invicto em casa e soma cinco vitórias seguidas em seus domínios. Inclusive sobre o Bayern de Munique, no começo de abril.

Olympique Marseille x Saint-Étienne
Domingo, 16h (sem transmissão)
Cotações da Odd Shark: Marseille (1.83), Saint-Étienne (4.56), empate (3.52)

Com dez títulos para cada lado, Olympique Marseille e Saint-Étienne são os dois maiores campeões franceses da história. Uma história meio antiga já que, nos últimos 25 anos, houve apenas um título da dupla – do Marseille, em 2010. Mas tradição é tradição. E o jogo vale como confronto direto pelo sexto lugar, ocupado atualmente pelo Olympique, com três pontos a mais que o Saint-Étienne. Ambos ainda ambicionam alcançar o Lyon, quarto colocado, e se classificar para a próxima Liga Europa.