O Bayern de Munique anunciou a renovação do contrato de Manuel Neuer, 34 anos, até 30 de junho de 2023. O jogador tinha contrato até 2021 e havia especulações sobre o seu futuro, especialmente pela contratação do goleiro do Schalke 04, Alexander Nübel, de 23 anos, que chegará ao clube na próxima temporada. Neuer deixou claro o incômodo com a contratação de um concorrente. A renovação, como era de se esperar, foi anunciada com muitos elogios ao jogador por parte do clube, valorizando o jogador que defende os bávaros desde 2011.

O acerto foi anunciado depois de uma longa e tensa negociação. Neuer teria pedido um contrato de cinco anos, algo que a diretoria do Bayern não estava disposta a aceitar para um goleiro de 34 anos. A diferença no pedido salarial também era grande e, desde abril, parecia não ter avançado.

“O FC Bayern está muito feliz que Manuel estendeu seu contrato até 30 de junho de 2023”, afirmou, em comunicado, o executivo-chefe do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge. “Manuel é o melhor goleiro do mundo e o nosso capitão”, continuou o dirigente, que foi seguido pelo ex-goleiro Oliver Khan, membro da diretoria executiva do clube.

“Eu posso facilmente me colocar na situação que Manuel está. Nós entendemos a direção que Manuel quer tomar nesta fase da sua carreira e o que é importante para ele. Ele mandou um forte sinal com a sua renovação”, disse o goleiro, eleito o melhor jogador da Copa de 2002 – mesmo falhando na final, já que a eleição acontecia antes da partida.

“Durante as semanas de parada pela pandemia do coronavírus, eu não queria tomar uma decisão porque ninguém sabia se, quando e como o futebol da Bundesliga iria continuar”, afirmou Manuel Neuer. “Era importante para mim continuar trabalhando com nosso treinador de goleiros, Toni Tapalovic. Agora isso foi resolvido, eu olho para o futuro com grande otimismo. Eu me sinto muito confortável e em casa na Baviera. O Bayern é um dos melhores clubes de futebol”, continuou ainda o goleiro.

“A renovação de contrato é um importante sinal do Bayern, assim como para Manuel. Juntos nós criamos uma situação de ganha-ganha. É por isso que foi muito importante para Manuel e nós. Manuel defende o sucesso contínuo do Bayern, responsabilidade e padrões de classe mundial. Eu estou muito satisfeito com o nosso trabalho contínuo juntos”, disse o diretor esportivo, Hasan Salihamidzic.

Com a renovação de Neuer e a contratação de Nübel para a próxima temporada, o jovem goleiro Christian Früchtl, de 20 anos, que joga atualmente pelo time B do clube, deve ser emprestado na próxima temporada. Sven Ulreich, atual reserva de Neuer, tem 31 anos e tem contrato até 2021. Ainda não está claro o que será feito em relação ao jogador, que pode ser rebaixado a terceiro colocado se continuar no Bayern.