Ciro Immobile permanece como grande referência da Lazio, especialmente depois da temporada devastadora que viveu em 2019/20. E o italiano terá uma boa companhia na linha de frente biancocelesti durante os próximos tempos – além de um substituto e tanto quando não estiver disponível. Diante da maratona de jogos que enfrentarão, com a Champions League pelo caminho, os laziali investiram e contrataram Vedat Muriqi. O kosovar de 26 anos vinha em alta com o Fenerbahçe e assinou pelas próximas cinco temporadas. A transação custou €17,5 milhões ao clube da capital.

De imediato, a característica de Muriqi que mais chama atenção é sua altura, com 1,94 m. Naturalmente, a estatura torna o kosovar uma ameaça constante no jogo aéreo. Ainda assim, é um jogador inteligente na movimentação e que tem sua dose de habilidade para abrir as defesas. Mais do que isso, pega muito bem na bola e tem visão de jogo para servir seus companheiros. Além dos gols, o centroavante também contribui com um bom número de assistências. Foi assim que se estabeleceu como um dos atacantes mais produtivos do Campeonato Turco durante as últimas temporadas.

Muriqi começou no pequeno Liria, de Kosovo, antes de ganhar mais espaço no futebol albanês. De qualquer maneira, sua progressão aconteceu mesmo na Turquia. Brilhou na segundona com o Giresunspor, antes de se frustrar no Gençlerbirligi. Deu a volta por cima depois de seguir ao Rizespor e, no último ano, ganhou a idolatria da torcida do Fenerbahçe. Apesar do fraco desempenho do clube, Muriqi carregou os Canários em diversas oportunidades. Foram 17 gols e sete assistências em 36 aparições. Não à toa, seu valor de mercado se quintuplicou em um ano.

Além do bom trabalho em Istambul, Muriqi também ganhou notoriedade com a recém-formada seleção de Kosovo. As campanhas relevantes da equipe nacional passam diretamente pelo talento do centroavante. Ele soma oito gols e três assistências com os kosovares, ajudando o time a avançar à repescagem da Eurocopa através da Liga das Nações. Contra a Inglaterra, teve participação direta nos três gols de Kosovo na derrota por 5 a 3, bem como deu sua contribuição decisiva às vitórias sobre República Tcheca, Bulgária e Montenegro.

Muriqi entra na rotação do ataque da Lazio com Immobile e Felipe Caicedo. Deve atuar com um ou com outro, nas frequentes vezes em que Simone Inzaghi escalada dois tanques na linha de frente. Considerando a mobilidade e a própria capacidade de criação, o kosovar não deve enfrentar problemas para se encaixar no sistema. Diante das condições da transferência e do próprio preço pago pelos biancocelesti, é um negócio excelente na perspectiva de crescimento do elenco. Além de Muriqi, os principais reforços dos laziali à próxima temporada foram Gonzalo Escalante e Pepe Reina.