Alan Pardew era meio-campista do Crystal Palace quando o time chegou à final da Copa da Inglaterra pela última vez. Foi em 1990 e a decisão foi contra o Manchester United de Alex Ferguson, que ainda buscava seu primeiro título como treinador dos Red Devils. Aquela decisão acabou empatada em 3 a 3. Na época, se jogava um replay. Foi nele que o Manchester United levantou o caneco com um gol de Lee Martin.

LEIA TAMBÉM: Martial, a diferença de € 50 milhões que fez Man Utd superar Everton e ir à final da Copa da Inglaterra

Passados 26 anos, Pardew e o Crystal Palace estarão novamente em Wembley para uma final de Copa da Inglaterra. Novamente, contra o Manchester United. Desta vez, porém, Pardew está no banco de reservas. É o técnico do Palace, que durante esse tempo esteve na segunda divisão 17 vezes. Desde 2013/14, está de volta à primeira divisão. Buscará o título inédito da Copa da Inglaterra contra um dos maiores times da Inglaterra.

A vaga foi conquistada com uma vitória neste domingo com dois gols pelo alto. Primeiro, aos seis minutos, o meia Yohan Cabaye cobrou escanteio na segunda trave e Yannick Bolasie marcou, com uma cabeçada perto da linha do gol.

O gol de empate do Watford veio no segundo tempo. Troy Deeney tocou de cabeça depois de escanteio, aos 10 minutos, para aumentar o drama. Então, aos 16 minutos, veio o segundo gol do Crystal Palace. Em um cruzamento de Pepe Souaré pelo lado esquerdo, o centroavante Connos Wickham subiu e tocou de cabeça para as redes e enlouqueceu a torcida do Palace, que estava atrás do gol onde a bola balançou a rede. Loucura em Wembley de uma torcida que sempre faz bonito nos jogos em casa. Desta vez, fizeram o seu lado de Wembley se tornar um pedaço do Selhurst Park.

No dia 21 de maio, o Crystal Palace volta a Wembley para outro confronto com o Manchester United. Daquela vez, Alex Ferguson conquistou o primeiro de uma série de troféus que levantaria pelo rival. Pardew espera que a história seja diferente desta vez para dar ao clube o primeiro título de Copa da Inglaterra da usa história.

Veja como foram os gols que levaram o Crystal Palace à final:

Veja a festa da torcida do Crystal Palace antes, durante e depois do jogo:

Veja como foi a decisão de 1990, nos dois jogos: