Em uma semana de confirmações na Uefa, a entidade que rege o futebol europeu divulgou os confrontos da fase final da Liga das Nações. Conforme já era esperado, o chamado “Final Four” acontecerá em Portugal, nas cidades de Porto e Guimarães. A Seleção das Quinas, como anfitriã, abre a competição recebendo a embalada Suíça. Já no dia seguinte, Holanda e Inglaterra medem forças, em busca de uma taça que pode ser significativa à história recente de ambas as equipes. As semifinais acontecem entre 5 e 6 de junho de 2019. Já em 9 de junho, além da decisão do terceiro lugar, o Estádio do Dragão sedia a final.

Em março, três países haviam se disponibilizado para receber a Liga das Nações: Itália, Polônia e Portugal. No entanto, a Uefa determinou que apenas os quatro finalistas poderiam sediar o Final Four. Desta maneira, com as eliminações precoces de poloneses e italianos, o direito caiu no colo dos lusitanos. A confirmação veio em evento realizado nesta segunda-feira, em Dublin, no qual também se efetuou o sorteio. O Estádio do Dragão e o Estádio Dom Afonso Henriques, ambos palcos da Euro 2004, foram os escolhidos. A casa do Porto também sediará a Supercopa Europeia em 2020.

Um ponto de conflito sobre a Liga das Nações será a decisão da Liga dos Campeões. A final no Wanda Metropolitano está marcada para 1° de junho. Desta maneira, é bem possível que jogadores dos finalistas se juntem às suas seleções em cima da hora para as semifinais do novo torneio. De qualquer forma, a Uefa não chegou a se manifestar sobre o assunto nem considerou prolongar o período de preparação.

Tabela da Liga das Nações

Semifinais:

Portugal x Suíça (5 de junho, Estádio do Dragão)
Inglaterra x Holanda (6 de junho, Estádio D. Afonso Henriques)

Decisão do terceiro lugar:

Perdedor 1 x Perdedor 2 (9 de junho, Estádio D. Afonso Henriques)

Final

Vencedor 1 x Vencedor 2 (9 de junho, Estádio do Dragão)