Para quem quiser aproveitar, esta é a última oportunidade: o final de semana derradeiro de 2014 com futebol completo na TV. Depois disso, só Premier League e outros campeonatos perdidos. E olha que o calendário caprichou na rodada. A grande pedida é a decisão do Mundial de Clubes, entre Real Madrid e San Lorenzo. Mas, além disso, há bons jogos nas grandes ligas europeias de sexta a segunda, assim como decisões espalhadas pela América do Sul. Confira o melhor do futebol internacional no Roteiro Trivela:

PROGRAMAÇÃO DE TV: Confira o horário dos jogos na televisão brasileira

O jogão

Real Madrid x San Lorenzo
Sábado, 17h30 (Sportv e Fox Sports)

Pode até ser que os prognósticos se confirmem, que o Real Madrid enfie uma goleada acachapante no San Lorenzo. No entanto, final de Mundial de Clubes merece respeito. E, pelo histórico recente do torneio, nem sempre a lógica prevalece. Obviamente, uma superioridade tão grande quanto a dos merengues nunca foi vista desde que o torneio passou a ser organizado pela Fifa. Não bastasse a fase estupenda de Cristiano Ronaldo, o time de Carlo Ancelotti se encaixou de forma impressionante, pronto para emendar a 22ª vitória consecutiva. O problema é que os sul-americanos costumam suar sangue nestas decisões, que representam muito mais aqui no continente. E, por mais que o Ciclón seja limitado, mostrou na Libertadores que é capaz do impossível. Ainda que a queda de desempenho seja notável, comprovada pelo sufoco desnecessário contra o Auckland City nas semifinais.

Fique de olho também

Sánchez, do Arsenal (AP Photo/Tim Ireland)

Liverpool x Arsenal
Domingo, 14h (Fox Sports)

Um jogaço que, tanto quanto a recuperação na tabela, vale o embalo rumo ao início dos jogos de fim de ano. Por mais que tenha oscilado nas últimas rodadas, o Arsenal ainda está a dois pontos de entrar no Top Four. E com os três principais candidatos ao título tomando embalo na dianteira, este deve ser mesmo o grande objetivo da equipe de Arsène Wenger, dependente demais dos lampejos de Alexis Sánchez. Enquanto isso, o Liverpool ainda procura a sua identidade sem Luis Suárez. A derrota para o Manchester United na rodada passada foi um baque e tanto, mas os Reds já precisam levantar a cabeça para o duelo contra os Gunners. Afinal, para quem está apenas na 11ª colocação, não há tempo para perder. A própria continuidade de Brendan Rodgers à frente do clube depende disso.

Werder Bremen x Borussia Dortmund
Sábado, 12h30 (ESPN)

O Borussia Dortmund ainda pode fechar o ano na lanterna da Bundesliga. Para tanto, depende de sua incompetência contra o Werder Bremen, atual último colocado, e de pelo menos um empate do Freiburg contra o Hannover 96 no próximo domingo. Não é impossível, ainda mais considerando a draga enfrentada pelo time de Jürgen Klopp. Quando parecem que vão embalar, os aurinegros se enroscam nos próprios erros. Foi assim no empate contra o Wolfsburg, na quarta-feira. E não será surpreendente que, se o Bremen vencer, mudanças profundas aconteçam no Signal Iduna Park durante a pausa de inverno – com o próprio pescoço de Klopp em risco.

Roma x Milan
Sábado, 17h45 (Fox Sports 2)

A Juventus não perde mais a liderança da Serie A nesta rodada. Mesmo assim, a Roma tem um compromisso importante neste final de semana para seguir na cola da Velha Senhora. Sem perder no torneio há um mês e meio, os giallorossi recebem o Milan no Estádio Olímpico. Um bom teste para a equipe de Rudi Garcia, que já tinha buscado pontos importantes ao bater Genoa e Internazionale nas últimas rodadas. O Milan, por sua vez, segue sem convencer. O time de Pippo Inzaghi venceu recentemente Udinese e Napoli, mas não consegue manter a regularidade. Se quiser mesmo voltar à Champions, este jogo será fundamental.

Olympique de Marseille x Lille
Domingo, 14h (Sportv 2)

O Olympique de Marseille não manteve o mesmo embalo do começo do campeonato. Mesmo assim, só depende de si para terminar o primeiro turno da Ligue 1 na ponta da tabela. A equipe de Marcelo Bielsa vai contando principalmente com a força de seu ataque, o melhor do torneio, capaz de anotar dois gols por partida. E, diante das excelentes opções do elenco para o setor ofensivo, a expectativa é de uma vitória sobre o Lille. Os Dogues não andam bem das pernas desta vez e aparecem na modesta 12ª colocação. Ainda assim, contam com a terceira melhor defesa da liga, liderada pelo ótimo Vincent Enyeama.

Manuel Neuer, goleiro do Bayern de Munique (Foto: AP)

Mainz 05 x Bayern de Munique
Sexta-feira, 17h30 (ESPN Brasil e Watch ESPN)

Quem vai parar o Bayern de Munique? A pergunta que se renova a cada semana será repetida pela última vez em 2014 nesta sexta-feira. Campeão de inverno e 11 pontos à frente do segundo colocado, o time de Pep Guardiola encerra o primeiro turno visitando o Mainz 05, apenas na 11ª colocação. Um rival longe de meter medo, para os bávaros ampliarem ainda mais as suas marcas. A equipe de tática mutante venceu os seus últimos sete jogos e sofreu apenas três gols nas 16 rodadas. Números impressionantes para um time de ataque cheio de opções e com uma defesa praticamente intransponível.

Athletic Bilbao x Atlético de Madrid
Domingo, 18h (ESPN)

Nem folgando na rodada, por causa do Mundial de Clubes, o Real Madrid perde a liderança do Campeonato Espanhol. Mesmo assim, este é o momento dos clubes tentarem tirar a diferença, mesmo que seja apenas virtual. Sete pontos atrás, o Atlético de Madrid tem parada duríssima pela frente. Encara o “coirmão” Athletic Bilbao em San Mamés Barria, onde os leones têm feito os seus melhores resultados. Por mais que o time do País Basco apareça só no meio da tabela, vai recuperando terreno nas últimas semanas. Bater o Atleti, que vem de derrota para o Villarreal, seria excelente para a motivação do elenco.

Vale uma zapeada

Stoke City x Chelsea
Segunda-feira, 18h (ESPN)

Muita gente já estará de recesso do trabalho na próxima semana. E qual a melhor maneira de começar a folga prolongada do que com futebol? Há uma ótima pedida no final da tarde: o Chelsea tentará manter a folga na liderança da Premier League, visitando o Stoke City no Britannia Stadium. Após sofrer a primeira derrota na campanha, o time de José Mourinho precisará de mais atenção nestes jogos contra equipes medianas, sobretudo na maratona do Boxing Day. E é bom mesmo manter o cuidado, porque os Potters já bateram Arsenal, Tottenham e Manchester City nesta temporada.

O clássico

O Barcelona de Guaiaquil venceu a Universidad Católica e garantiu título do segundo turno do Equatoriano

Emelec x Barcelona
Domingo, 19h30

O grande dérbi do Equador não está na capital, e sim no interior. O clássico de Guayaquil mobiliza multidões e, desta vez, mais ainda: valerá o título da liga em 2014. Barcelona e Emelec foram os dois últimos campeões, e a conquista dos Electricos poderá deixá-los a somente duas taças de alcançar o Barcelona como maiores vencedores do país. Motivação extra para o duelo no George Capwell, após o empate por 1 a 1 no jogo de ida, em que o Emelec cedeu o empate por conta de um gol sofrido aos 43 do segundo tempo. Pela atual fase e pela vantagem de decidir em casa, o favoritismo é dos alviazuis.

Vale taça

Independiente Santa Fe x Independiente Medellín
Domingo, 20h30

Não é só no Equador que o campeonato será decidido neste final de semana. A América do Sul também terá decisões no Peru, na Bolívia e na Colômbia. A mais importante acontece no Estádio El Campín, onde o Independiente Santa Fe só precisa de um empate para comemorar o seu segundo título nacional em três anos. Apesar da festa no Atanásio Girardot, os Cardinales saíram na frente ao baterem o Independiente Medellín por 2 a 1 no jogo de ida. O duelo também define o adversário do Corinthians na pré-Libertadores: o título do Santa Fe coloca o Once Caldas no caminho dos alvinegros, enquanto a derrota põe o próprio time de Bogotá.

Kerala Blasters x Atlético de Kolkata
Sábado, 10h30

O novo Campeonato Indiano mais parece uma edição de luxo do showbol, com alguns caras de renome que estavam prestes a se aposentar. Mesmo assim, teve a sua graça, com lances que rodaram o mundo. E, mais importante, serviu para encher os estádios na Índia, elevando o torneio à quarta maior média de futebol no mundo – atrás apenas de Alemanha, Inglaterra e Espanha. Uma edição inaugural de sucesso, que se encerra neste sábado. A decisão será entre o Atlético de Kolkata, time estrelado pelo espanhol Luis García, e o Kerala Blasters, de Calamity James no gol e no comando.

O reencontro

Roberto Mancini na época que dirigia a Inter, em 2005 (AP Photo/Luca Bruno)

Internazionale x Lazio
Domingo, 17h45 (Fox Sports 2)

A Internazionale esperava que esta temporada servisse para a redenção do clube. Ledo engano. Os nerazzurri começaram derrapando tanto na Serie A que preferiram trocar de técnico. Roberto Mancini chegou e precisou esperar por quatro rodadas para conquistar a primeira vitória. E agora terá que se reencontrar com uma velha paixão para manter o embalo. Na Lazio, o antigo camisa 10 conquistou seu último scudetto como jogador e também começou a carreira como treinador. Mas, neste momento, é melhor que Mancini não se deixe levar pelo passado. A Lazio ocupa a quarta colocação, seis pontos à frente da Inter, e se candidata à terceira vaga na Liga dos Campeões.

O cara

Alexandre Lacazette
Bordeaux x Lyon
Domingo, 18h

O Campeonato Francês possui os seus holofotes muito bem direcionados. A tiete de sempre é o Paris Saint-Germain, com seus craques e os seus milhões de euros. Nesta temporada, em especial, o Olympique de Marseille tem feito uma excelente campanha sob as ordens de Marcelo Bielsa. Entretanto, a Ligue 1 vai além deste dualismo. E o Lyon vem pedindo atenção, na terceira posição, ainda com chances de terminar o primeiro turno na liderança. Para tanto, precisa vencer o Bordeaux e contar com um tropeço dos rivais. Certamente, apostando na excelente fase de Alexandre Lacazette. O versátil atacante marcou 15 gols em 18 partidas, demonstrando um faro de gol que vai além da conhecida qualidade técnica. Aos 23 anos, é a esperança dos Gones de voltar ao topo em breve.

O brasileiro

Rafael Cabral
Juventus x Napoli
Segunda-feira, 15h

Mais um bom programa para segunda-feira, e valendo taça. Juventus e Napoli encerram o ano esportivo viajando até o Catar, onde disputam a Supercopa Italiana. Um jogo que pode não ter a importância de um título oficial, mas que todos querem ganhar para já iniciar os festejos de fim de ano. E, se quiser colocar água no chope da Juve, o Napoli dependerá bastante de Rafael Cabral. A missão de segurar o potente ataque formado por Tevez e Llorente, com tantos outros jogadores de talento chegando do meio-campo, é bastante difícil. Porém, por mais que tenha oscilado nos últimos tempos, o goleiro tem talento o suficiente para segurar a barra.

Passe longe

Nottingham Forest x Leeds United
Sábado, 15h15

Os tempos áureos da década de 1970 ficaram para trás, e muito. Não há mais Don Revie ou Brian Clough no banco de reservas, dois dos maiores gênios do futebol inglês. Mesmo assim, há uma rivalidade histórica que se mantém entre Nottingham Forest e Leeds. Este passado, aliás, é o que sustenta a fama do confronto, entre duas equipes que ocupam o meio da tabela da segunda divisão inglesa. Difícil, para quem já teve esquadrões no topo da Europa, ter que se contentar com Tom Ince e Adryan.