O Stoke City manteve a sequência invicta em casa nesta temporada ao derrotar o Besiktas por 2 a 1, pela segunda rodada da Liga Europa. Já o Dynamo Kiev conseguiu o seu segundo empate no torneio ao ficar no 1 a 1 com o Maccabi Tel-Aviv fora de casa.

O Stoke assume a liderança do Grupo E, com quatro pontos, seguido pelo Besiktas. O Dynamo é o terceiro e o Maccabi Tel-Aviv permanece na lanterna.

O Besiktas não sentiu a pressão da torcida inglesa e conseguiu sair na frente do placar. Depois de dois chutes para fora do capitão Ricardo Quaresma, Robert Hilbert marcou, aos 14 minutos de jogo. Com assistência do português, o alemão chutou rasteiro e Sorensen não pegou.

O empate veio no lance seguinte. Depois de cobrança de escanteio, Ryan Shawcross desviou e Peter Crouch completou para as redes. Na sequência, o Stoke ficou mais próximo da virada. Aos 28, Crouch arrematou para defesa de Rüstü. Já aos 34, foi a vez dos turcos responderem com Quaresma, exigindo intervenção de Sorensen.

O intervalo fez bem ao Besiktas, que voltou se arriscando mais no início do segundo tempo. Mas foi o Stoke quem conseguiu ficar à frente no placar. Sivok cometeu pênalti em Crouch. Walters converteu, aos 34 minutos. Apesar das tentativas no restante da partida, o Besiktas não evitou a derrota.

Em Tel-Aviv, o Dynamo Kiev abriu o placar logo aos nove minutos. Olexandr Aliyev lançou Ideye Brown entre a defesa e o nigeriano completou para as redes. Depois do tento, o Maccabi passou a atacar mais. Após abusar dos erros, a equipe empatou aos 44, em belo tento de Dor Mikha. O garoto de 19 anos avançou pela intermediária e acertou chute no ângulo.

Na volta para o segundo tempo, ambas as equipes tiveram oportunidades de marcar. Aos 8, Alyiev finalizou para fora. O Dynamo deu o troco no lance seguinte, com Ziv concluindo para defesa de Shovkovskiy. O capitão ucraniano voltaria a aparecer aos 31, em cobrança de falta de Medunjanin colocada para fora. O Maccabi continuou melhor no fim, mas o empate prevaleceu.

Confira os jogos desta quinta-feira pela Liga Europa 2011/12:

Grupo A
Rubin Kazan-RUS 2×2 PAOK-GRE
Tottenham-ING x Shamrock Rovers-IRL

Grupo B
Vorskla Poltava-UCR 1×2 Hannover 96-ALE
Standard Liège-BEL 3×0 Kobenhavn-DIN

Grupo C
Legia Varsóvia-POL 3×2 Happoel Tel-Aviv-ISR
Rapid Bucaresti-ROM 1×3 PSV-HOL

Grupo D
Vaslui-ROM 2×2 Zürich-SUI
Sporting-POR 2×1 Lazio-ITA

Grupo E
Maccabi Tel-Aviv-ISR 1×1 Dynamo Kiev-UCR
Stoke City-ING 2×1 Besiktas-TUR

Grupo F
Red Bull Salzburg-AUT 3×0 Slovan Bratislava-ESQ
Athletic Bilbao-ESP 2×0 Paris St. Germain-FRA

Grupo G
Metalist-UCR 1×1 AZ -HOL
Malmö-SUE 1×2 Austria Viena-AUT

Grupo H
Braga-POR 1×2 Club Brugge-BEL
Maribor-ESL 1×2 Birmingham-ING

Grupo I
Celtic-ESC 1×1 Udinese-ITA
Rennes-FRA 1×1 Atlético de Madrid-ESP

Grupo J
Schalke 04-ALE 3×1 Maccabi Haifa-ISR
AEK Larnaca-CHP 1×1 Steaua Bucaresti-ROM

Grupo K
OB-DIN 0x2 Fulham-ING
Twente-HOL 4×1 Wisla Cracóvia-POL

Grupo L
Lokomotiv Moscou-RUS 0x2 Anderlecht-BEL
AEK Atenas-GRE 1×2 Sturm Graz-AUT