De virada, o Épinal faz história contra o Lille e será mais um time da quarta divisão entre os oito melhores da Copa da França

Uma das competições mais plurais do mundo, a Copa da França também é uma das mais propensas às zebras. E isso se provou nas oitavas de final de 2019/20. O Limonest, da quinta divisão, vendeu caro a eliminação ao Dijon e caiu apenas na prorrogação. Mais felizes foram os representantes da quarta divisão. Nos pênaltis, o Belfort despachou o Montpellier nesta terça, após o empate por 0 a 0 durante 120 minutos. Já nesta quarta, o brilho ficou por conta do Épinal, capaz de derrubar o Lille com uma heroica virada por 2 a 1.

Sétimo colocado da quarta divisão, o Épinal já tinha eliminado o Sochaux nesta Copa da França. Ainda assim, nada comparado ao feito registrado nesta quarta, no acanhado Stade de la Colombière. O Lille até saiu em vantagem no primeiro tempo, com Loïc Rémy. No entanto, os pequeninos cometeram o crime com dois gols de Jean-Philippe Krasso logo no início do segundo tempo. O primeiro foi um golaço, ao deixar o marcador no chão e bater no canto do goleiro. Depois, fez mais um de cabeça e encaminhou a classificação, garantida pelos esforços defensivos de sua equipe na meia hora final.

O Belfort vem ainda pior nesta temporada, na nona colocação da quarta divisão. Mas, entre suas vítimas nas fases anteriores da Copa da França, já estava o Nancy. E o Montpellier também não conseguiu cumprir sua missão na visita ao Stade Roger-Serzian nesta terça. Após o empate por 0 a 0, que contou com a expulsão do goleiro Gerónimo Rulli ao final do tempo normal, os nanicos se deram melhor nos penais. Venceram por 5 a 4 nas alternadas, com direito a uma defesa sensacional do goleiro Eddy Ehlinger no tiro decisivo de Damien Le Tallec.

Ver um time da quarta divisão nas quartas de final da Copa da França não é tão raro assim. O Vitré alcançou esta fase em 2018/19, enquanto o Calais RUFC chegou a ser finalista há 20 anos. De qualquer maneira, não deixa de ser um grande feito particular a Épinal e Belfort. Enquanto o Belfort nunca passou da terceira divisão, o Épinal já figurou por dez temporadas na segundona e esteve por lá até 1997. Também já chegou a eliminar Lyon e Nantes na Copa da França em 2012/13, quando parou nas oitavas de final. Assim, a virada contra o Lille firma a atual campanha como a maior da história à agremiação.

Nos demais confrontos, mesmo sem a definição de todos os classificados até o momento, já se sabe que apenas adversários da Ligue 1 comporão as quartas de final. O Pau eliminou o Bordeaux, mas terminou derrotado pelo Paris Saint-Germain nesta quarta por 2 a 0, gols de Leandro Paredes e Pablo Sarabia. Destaque também ao Rennes 5×4 Angers, que terminou 3×3 no tempo normal e teve três gols na prorrogação. O sorteio das quartas de final acontecerá nesta quinta, após o confronto entre Nice e Lyon.

https://www.youtube.com/watch?v=Lh5Iq8-wJjQ

https://www.youtube.com/watch?v=M2T_tu_Ho9o