Pela maneira como a partida se desenhou, o resultado final foi agridoce ao Werder Bremen. Os Verdes visitaram o Eintracht Frankfurt nesta sexta, na abertura da rodada da Bundesliga. Começaram partindo para cima e abriram dois gols de vantagem logo no primeiro tempo, com Zlatko Junuzovic e Fin Bartels. No entanto, a tentativa de segurar o placar na segunda etapa acabou frustrada, com as Águias buscando o empate por 2 a 2. O ponto arrancado fora de casa, de qualquer maneira, vale bastante ao Bremen. Especialmente pelas novas pretensões da equipe na tabela. Antes tentando fugir do rebaixamento, agora o clube do norte da Alemanha aparece em décimo e pode até sonhar com a classificação à Liga Europa.

O Werder Bremen passou boa parte do campeonato flertando com a tragédia. Perdeu os seus quatro primeiros jogos, com direito à goleada por 6 a 0 contra o Bayern de Munique, dentro do próprio Weserstadion. Os verdes se recuperaram na sequência, mas seguiam cambaleantes. Não conseguiam ficar acima do 13° lugar e, em cinco rodadas, dormiram na antepenúltima posição, que leva aos playoffs contra o rebaixamento. Quando se esperava uma reação no início do segundo turno, mais três derrotas, que recolocaram o time no Z-3. Para, então, acordar de vez. São oito partidas de invencibilidade desde fevereiro, na maior sequência da liga neste momento.

O início da recuperação começou fora de casa, com a vitória sobre o Mainz 05, rival direto na luta contra o rebaixamento. Nas duas semanas seguintes, os Verdes também bateram Wolfsburg e Darmstadt, outras equipes ameaçadas. O empurrão necessário para a guinada. A série excelente contou ainda com triunfos categóricos sobre RB Leipzig, Freiburg e Schalke 04, além dos empates contra o Bayer Leverkusen e o desta sexta, diante do Eintracht Frankfurt. Os pontos somados deixaram o time em uma situação relativamente confortável em relação ao Z-3. Melhor, o aproximou da zona de classificação à Liga Europa. Caso derrotasse as Águias, o Bremen assumiria o sétimo lugar, a dois pontos de Colônia e Hertha Berlim. Estaciona com 36, mas as perspectivas permanecem animadoras.

Um dos protagonistas da reviravolta no Weserstadion está no banco de reservas. Alexander Nouri assumiu o comando do logo após o péssimo início, substituindo Viktor Skrypnyk. Formado pelo próprio clube como jogador, ele vinha referendado por seu trabalho como técnico nas categorias de base e no segundo time. E agradou, tanto que acabou efetivado, após ser apontado inicialmente como interino. O encaixe demorou um pouco mais a acontecer, mas, durante as últimas semanas, os Verdes exibiram um futebol mais ofensivo e bem menos vulnerável na defesa. Após 42 gols tomados nos primeiros 20 jogos, a defesa foi vazada somente seis vezes nos últimos oito. Já a média de tentos marcados dobrou na arrancada recente, especialmente pela qualidade nas bolas paradas.

Curiosamente, a boa fase acontece em meio a desfalques importantes entre os titulares. Melhor do time no primeiro turno, Serge Gnabry se lesionou, assim como Izet Hajrovic e o capitão Clemens Fritz. No entanto, outras referências cresceram de produção no mesmo período. Entre aqueles que vêm gastando a bola estão Max Kruse, Zlatko Junuzovic, Fin Bartels e Theodor Gebre Selassie. Além disso, uma adição fundamental no mercado de janeiro foi a contratação do volante Thomas Delaney, trazido do Copenhague. O dinamarquês ajuda bastante na proteção e também contribui ofensivamente, com quatro gols anotados.

A reta final do Werder Bremen não é fácil. A equipe enfrenta o rival Hamburgo no Weserstadion durante a próxima rodada, além de pegar Hoffenheim e Borussia Dortmund nas duas últimas. Entretanto, se serve de alento, ainda há confrontos diretos com Colônia e Hoffenheim. Vencer esses jogos pode ser fundamental para colocar os Verdes na zona de classificação à Liga Europa, algo impensável algumas semanas atrás. Os mais precavidos até podem dizer que o risco de rebaixamento persiste, a sete pontos do Z-3. Todavia, até pelo embalo e pelo equilíbrio extremo no meio da tabela da Bundesliga, o horizonte é muito maior para estas últimas seis rodadas.