Nesta sexta-feira, a nona rodada do Campeonato Alemão será aberta com um confronto que envolve duas equipes da parte de cima da tabela: o Werder Bremen, vice-líder com 16 pontos, encara o Borussia Dortmund, sexto colocado com 13, no Weserstadion, em Bremen.

Para o confronto, o técnico dos Verdes, Thomas Schaaf, não poderá contar com o goleiro Tim Wiese, que foi suspenso por três jogos após a expulsão contra o Nürnberg. Em seu lugar, entra Sebastian Mielitz, de 22 anos. Outro desfalque é Marko Arnautovic, suspenso pela expulsão na derrota por 3 a 2 para o Hannover 96 na última partida.

A principal esperança de gols da equipe é o atacante Claudio Pizarro, que voltou da seleção peruana e já marcou impressionantes seis gols em sete jogos na temporada.

No Borussia Dortmund, atual campeão, as mudanças são mais significativas. O técnico Jürgen Klopp, insatisfeito com a produção da equipe no início da temporada, barrou jogadores que até então eram considerados titulares absolutos do time, como Kevin Grosskreutz, Marcel Schmelzer e Shinji Kagawa, além do zagueiro Neven Subotic, que poderá ser substituído por Felipe Santana.

Na lateral esquerda, quem entra é Chris Löwe, que foi contratado nesta temporada e fez boas exibições no início do campeonato. No meio, Ivan Perisic é o novo dono da linha de três pelo lado esquerdo, enquanto Robert Lewandowski ocupa a faixa central, com Lucas Barrios retornando ao ataque. Mario Götze, que tem sido especulado recentemente no Real Madrid, também está confirmado, e atuará pelo lado direito.

Nas outras partidas, destaque para o Bayern Munique, líder da competição com 19 pontos, que recebe o Hertha Berlim na Allianz Arena, neste sábado, e busca se reencontrar com a vitória após um empate sem gols contra o Hoffenheim na última rodada.

Os bávaros, que não levam gol há 11 jogos, não poderão contar com Arjen Robben, mais uma vez lesionado, e a tendência é que Thomas Müller jogue pelo lado direito do meio-campo, com Toni Kroos atuando pela linha central. Mario Gómez, artilheiro do campeonato com oito gols, está confirmado para a partida.

No Hertha, a expectativa fica por conta do reencontro de Thomas Kraft e Andreas Ottl com o clube que defendiam até a última temporada. O técnico da equipe, Markus Babbel, também defendeu o time bávaro como jogador e confia nos contragolpes puxados pelo brasileiro Raffael e no oportunismo do atacante Pierre-Michel Lasogga.

Outro duelo interessante é o do Borussia Mönchengladbach, terceiro colocado com 16 pontos, contra o Bayer Leverkusen, que ocupa a nona posição com 13 pontos. O Stuttgart recebe o Hoffenheim, que conta com alguns jogadores que passaram nos Schwaben, como Andreas Beck e Sebastian Rudy, e o Hamburg, que confirmou nesta quinta-feira o nome de Thorsten Fink como novo técnico e ocupa a última colocação, enfrenta o Freiburg fora de casa neste domingo.

Confira os jogos da nona rodada do Campeonato Alemão:

Sexta-feira, 14/out
Werder Bremen x Borussia Dortmund

Sábado, 15/out
Bayern Munique x Hertha Berlim
Stuttgart x Hoffenheim
Mainz 05 x Augsburg
Wolfsburg x Nürnberg
Borussia Mönchengladbach x Bayer Leverkusen
Schalke 04 x Kaiserslautern

Domingo, 16/out
Freiburg x Hamburg
Köln x Hannover 96