O Fair Play Financeiro costuma causar muita discussão. A Uefa coloca limites para que a relação entre receitas e despesas. Explicamos em 2011 o que é o Fair Play Financeiro, idealizado por Michel Platini e que visava diminuir os enormes prejuízos dos clubes. Além da discussão sobre a sua legalidade, há também a discussão sobre a sua efetividade. Isso porque a aplicação da regra parece ser apenas para quem não é amigo do rei, ou os clubes pequenos e de países fora das grandes ligas. Recentemente, o Football Leaks revelou que Manchester City e Paris Saint-Germain infringiram a regra, mas a Uefa fez vista grossa.

LEIA TAMBÉM:
– Uefa admite reabrir investigações antigas do Fair Play Financeiro relacionadas ao City e ao PSG
– Uefa relata finanças mais saudáveis dos clubes graças ao Fair Play Financeiro
– Clubes europeus pedem menos jogos e mais rapidez no Fair Play Financeiro

A discussão sobre o Fair Play Financeiro tem esquentado ainda mais pelo que o PSG tem feito, depois do que o Manchester City já tinha feito. O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, já disse que pretende modernizar o sistema, que é da gestão anterior. Em 2017, nós alertamos que a Uefa teria que agir antes que o caldo engrossasse ainda mais. Entre os críticos, há um grupo de economistas que apontam que o Fair Play Financeiro aumentou a desigualdade entre os clubes europeus.

“O Fair Play Financeiro não funciona, não é aplicado”, afirmou o presidente do Napoli ao TuttoNapoli. “Se fosse aplicado, então metade da Serie A teria que fechar. A Uefa faz o que eles podem, mas é sempre uma questão política, e qualquer um que se posicione é desagradável”, disse ainda o dirigente.

A entrevista foi dada por De Laurentiis em Anfield Road, estádio do Liverpool, onde o Napoli enfrentará o time da casa pela Champions League em um confronto direto pela vaga nas oitavas de final. Os italianos jogam pelo empate, enquanto os ingleses precisam vencer de qualquer forma para chegar à próxima fase.

“O Napoli tem feito algo extraordinário por nove anos, mas aqueles que são elogiados… É melhor ficar calmo. Os rapazes estão aqui com profissionalismo e amor, eles se importam muito com o jogo e eles não estavam sob pressão no último jogo porque [Carlo] Ancelotti foi bem em colocar alguns que não jogavam há meses”, explicou o presidente.

“Todo ia bem, agora nós temos o Liverpool, um grande clube com grandes donos e excelentes jogadores. Eu estou calmo com Ancelotti, ele sempre está certo e não tem que provar nada a ninguém. Ele ganhou tudo e mais, e então com sua experiência ele pode passar serenidade para jogadores e ele sabe o momento certo para acalmá-los”, disse.

Na TV
Liverpool x Napoli

Terça (11), 18h00
Facebook Esporte Interativo, EI Plus