A sensibilidade não está perdida em todos os atores envolvidos no espetáculo do futebol. Enquanto há dirigentes ameaçando jogadores de demissão ou redução salarial caso não desejem se arriscar a jogar em meio a uma pandemia global, tem quem ainda mantenha um contato com seu lado humano. É o caso de David Wagner, treinador do Schalke 04. Em entrevista coletiva prévia ao clássico com o Borussia Dortmund, que reabrirá a Bundesliga neste final de semana, o técnico abriu as portas para os atletas que tenham receio em jogar neste momento e garantiu: “Será sempre bem-vindo e continuará fazendo parte desta equipe”.

Wagner afirmou que, ao lado do diretor de futebol Jochen Schneider, deu espaço para que os jogadores manifestassem qualquer desejo de não jogar ou mesmo treinar caso sentissem que não estavam seguros. Independentemente disso, todos os jogadores se disponibilizaram para o reinício da Bundesliga.

“Discutimos isso diversas vezes antes do jogo. Não falei pessoalmente com os jogadores, assim como o Jochen Schneider. Também havíamos falado com eles juntos e havíamos dito que não haveria qualquer problema ou pressão se um jogador, por razões pessoais, não desejasse jogar. Acho que é completamente humano e totalmente normal. Mas não é o caso, e, consequentemente, não falamos disso todos os dias”, revelou o treinador na coletiva.

Wagner fez questão de salientar que nenhum atleta seria punido ou ostracizado por se sentir inseguro em participar de treinamentos ou partidas.

“Todo mundo sabe que pode se abrir a qualquer momento e falar disso. E, mesmo no caso em que um de nossos jogadores se recusasse a jogar ou mesmo a treinar no momento, ele será sempre bem-vindo e continuará fazendo parte desta equipe. Mas este não é o caso, e é por isso que todo mundo é bastante ambicioso nesta equipe, atualmente.”

Ansioso pelo dérbi do Vale do Ruhr contra o Dortmund, David Wagner lamenta que os torcedores não estarão nas arquibancadas, mas disse saber que eles ainda estarão os apoiando. “Este não é apenas um jogo antigo, é o dérbi. É o Schalke contra o Dortmund e ainda é o maior jogo da temporada para nós. Mesmo que os torcedores não possam estar conosco no estádio, sei que ainda estarão nos apoiando. Ainda é um dérbi, com ou sem torcedores, e ainda queremos vencer a todo custo.”

Borussia Dortmund e Schalke 04 se enfrentam neste sábado (16), às 10h30, no horário de Brasília, e o jogo terá transmissão na Fox Sports. Confira aqui a programação de TV com o restante das partidas da rodada de reinício da Bundesliga.