Você sabe qual seleção tem o melhor aproveitamento de pontos desde o fim da Copa do Mundo no Brasil? Poderia ser o Brasil, mas a Seleção é apenas a segunda colocada. A primeira é o Irã. Isso mesmo. A seleção iraniana é quem melhor aproveitou este período. Claro que esta é só uma curiosidade e não tem valor prático nenhum, mas é curioso ver. Então mostramos a vocês.

LEIA TAMBÉM: Anotou a placa? Brasil arrasou com Papua Nova Guiné no Mundial Feminino sub-20: 9 a 0

O cálculo foi feito levando em conta os jogos, sejam amistosos ou oficiais, mas apenas das seleções principais (ou seja: seleções olímpicas ou de base não contam evidentemente). O levantamento foi feito por uma dessas pessoas malucas por estatísticas que criou esta planilha aqui.

O que faz o Irã estão tão bem? Vale lembrar primeiro que o Irã fez uma Copa do Mundo bem decente. Lembram daquele jogo com a Argentino, no Mineirão, que Messi deu a vitória ao time albiceleste lá no finzinho do jogo, com um chute lindo de fora da área? Pois é. Aquele time continua sendo um adversário duro.

Além dos amistosos, o Irã disputou a Copa da Ásia em 2015. Venceu três jogos e empatou no terceiro, em um confronto com o Iraque que terminou em 3 a 3, e acabou eliminado nos pênaltis. Depois, começou a disputa das Eliminatórias da Copa na Ásia. E o time vai muito bem, obrigado.

O Irã entrou na primeira fase das Eliminatórias da Ásia. Foi o líder do Grupo D, com 20 pontos em oito jogos. Foram seis vitórias e dois empates. Campanha invicta que levou o time à segunda fase das Eliminatórias. Agora, o time é o líder do Grupo A, com 10 pontos em quatro jogos. São três vitórias e um empate até aqui. No total, o Irã fez 25 jogos, com 19 vitórias, cinco empates e só uma derrota. Isso mesmo: apenas uma. Foi em um amistoso com a Suécia, em 31 de março de 2015.

Tudo isso não quer dizer muito, porque o Irã teve adversários muito fracos ao longo desse período, até por jogar a Copa da Ásia e Eliminatórias da Copa em um continente que não tem tantos grandes concorrentes assim. É apenas uma curiosidade. Os dados do Brasil, mesmo sendo piores que os do Irã, significam mais pelas Eliminatórias Sul-Americanas e por duas Copas América.

Só que mesmo para o Brasil, esta é uma estatístico pouco relevante, apenas curiosa. Afinal, é só o número de pontos por jogo, não leva em conta as duas eliminações ridículas que o Brasil sofreu nas Copas América, nem mesmo os jogos ruins feitos na era Dunga durante o começo das Eliminatórias.

De qualquer forma, fica como curiosidade. Eis a tabela completa dos 20 primeiros em pontos por jogo desde a Copa 2014:

pontos-por-jogo