Copa Uefa muda de nome: Liga Europa

A partir da temporada 2009/10, a Copa Uefa será conhecida de uma outra forma. Nesta sexta-feira, o comitê executivo da Uefa aprovou a mudança no nome da competição, que passará a se chamar Liga Europa.

Além da troca de nomenclatura, o torneio terá outras novidades quanto à estrutura. A fase de grupos contará com 48 equipes, em vez das 40 atuais. Dentro das chaves, haverá a disputa de partidas dentro e fora de casa, nos mesmos moldes da Liga dos Campeões. Hoje, os times fazem apenas um confronto dentro de seus grupos.

“Estas mudanças melhorarão esta competição histórica que é muito importante para a Uefa e para a Europa. Ele dará a mais torcedores, jogadores e clubes a emoção de um torneio europeu interclubes. Tenho a convicção de que o novo formato dará à Liga Europa um novo ímpeto de sucesso”, afirmou Michel Platini, presidente da Uefa, em um comunicado oficial.

Criada na temporada 1971/72, a Copa Uefa passou nos últimos anos por um período de transição. Desde 1999, com a extinção da Recopa, a competição se tornou a segunda mais importante do continente, mas mesmo assim perdeu um pouco de sua relevância. As mudanças tentam revigorar o torneio e revitalizá-lo.