Copa do Mundo

Yashin é homenageado em pôster oficial da Copa do Mundo de 2018

 A Fifa divulgou o último item visual da Copa do Mundo de 2018 e provavelmente é o mais belo de todos. O pôster oficial homenageia Lev Yashin, que disputou quatro Copas do Mundo (1958 a 1970) pela União Soviética e é o único goleiro a conquistar a Bola de Ouro.

LEIA MAIS: Fifa reabre venda de ingressos para a Copa e o Brasil é o quinto maior comprador

A imagem mostra Yashin pulando para defender uma bola, dos tempos em que ele era jogador, com a mão esquerda, vestido com seu tradicional uniforme todo preto e uma boina. O desenho foi idealizado pelo artista Igor Gurovich, que se inspirou no construtivismo russo do fim dos anos vinte. Os raios de luz que emanam da bola representam a energia da Copa do Mundo, e o círculo verde, os gramados dos estádios que receberão as partidas.

“O estilo soviético dos pôsteres pós-construtivismo, dos anos vinte e trinta, sua linguagem visual única, uma nova e fresca poesia de imagens figurativas, tornou-se um dos elementos mais importantes e reverenciados da cultura russa. Essa linguagem é inquestionavelmente pensada como russa ao redor do mundo. Por isso, no meu trabalho no pôster, eu quis tornar essa linguagem moderna e relevante novamente”, afirmou Gurovich.

A secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, afirmou que o pôster é uma “reflexão verdadeira da herança futebolística e cultural” da Rússia. E o presidente do Comitê Organizador Local, Vitaly Mutko, contou que era importante contemplar o país sede no pôster, “e é por isso que escolhemos Lev Yashin como figura principal, um símbolo do futebol russo”.

Ficou lindo.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo