Copa do Mundo

Sujeito que invadiu gramado em Alemanha x Gana levava siglas nazistas no corpo

A Fifa escondeu na transmissão, como se tornou praxe em grandes competições esportivas. Um gaiato entra no gramado para aparecer, e muitas vezes para fazer propaganda de alguma coisa. Foi o que aconteceu neste sábado, no Alemanha x Gana disputado em Fortaleza. Mas, nesse caso, a mensagem que o invasor carregava tinha origem nazista.

VEJA TAMBÉM: Invasor de jogo no Castelão diz que não é nazista

O torcedor havia escrito HH SS CC, siglas usadas por neonazistas. HH significa Heil Hitler. SS, sobretudo se escrito com uma fonte específica (como no caso do invasor do Castelão), é as inicias da Schutzstaffel, o braço armado do governo nazista. CC é SS em caracteres cirílicos e é usado por neonazistas russos. Além dessas siglas, o torcedor que entrou no gramado do Castelão tinha escrito “Aluga-se” e vários números, como se fosse um telefone.

LEIA MAIS: Racismo no futebol: cinco países, e cinco exemplos do que fazer e não fazer

Por enquanto, a Copa 2014 tem sido tranquila em relação a casos de racismo e intolerância. A Fifa afirmou que está observando o comportamento de torcedoers croatas e russos, pois faixas com símbolos teriam sido vistas nas partidas de suas seleções. Além disso, dois argentinos foram detidos no Maracanã por imitarem macacos durante a partida da Argentina contra a Bósnia-Herzeegovina.

De qualquer modo, ainda são casos pontuais se comparados com a Eurocopa de 2012 em Polônia e Ucrânia e com o temor da comunidade internacional com a copa de 2018 na Rússia.

Obs.: Propositalmente selecionamos uma foto do invasor em que sua mensagem não aparece por completo para que ele não divulgue sua mensagem, qualquer que seja.

Mostrar mais

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo