Eliminatórias da Copa

Uma multidão lotou as ruas de Belgrado para comemorar a épica classificação da Sérvia à Copa do Mundo

Após a vitória de virada sobre Portugal em Lisboa, centenas de sérvios foram às ruas para festejar o resultado

A Sérvia emenda sua segunda participação consecutiva na Copa do Mundo, mas o mais marcante desta vez foi a maneira catártica como tudo aconteceu. O gol de Aleksandar Mitrovic, aos 45 do segundo tempo, permitiu a virada contra Portugal e a classificação em pleno Estádio da Luz. Obviamente, a torcida sérvia, tão reconhecida por seu fanatismo, enlouqueceria com o resultado. A parcela do público em Lisboa já festejou muito, em especial com o técnico Dragan Stojkovic. Já nas ruas de Belgrado, as cenas foram insanas.

Ao final da partida, centenas de pessoas saíram às ruas de Belgrado para comemorar. A festa tinha sinalizadores e outros aparatos, além de muitas bandeiras do país. Além disso, muita gente seguia em seus carros e motos, ajudando no barulho com um buzinaço. O destaque ficou à música adaptada pelos torcedores, que cantavam “Mitrovic is on fire”, repetindo o hit da Euro 2016 que virou mania entre a torcida norte-irlandesa com Will Grigg.

Herói do jogo, Mitrovic não escondia a euforia na saída do Estádio da Luz: “Não sei o que dizer. Não sabia se chorava ou se ria na hora do gol. Foi uma grande vitória, viemos a Portugal para vencer. Jogamos melhor, nos impusemos contra o oponente e merecidamente comemoramos. Quando você trabalha duro, recebe tudo de volta. O técnico acreditava em nós, jogamos com grande confiança e o resultado veio. Estamos cientes que fizemos nosso país muito feliz. É a segunda Copa em sequência, estou muito orgulhoso”. O centroavante, vale lembrar, perdeu o pênalti que custou a eliminação na repescagem da Euro 2020 contra a Escócia.

Lenda do futebol local, o técnico Dragan Stojkovic exaltou seus comandados: “Meu trabalho era desenvolver a equipe, convencer de que eles podiam, e alcançamos o resultado. Do lado tático, fizemos o trabalho e eu expliquei aos jogadores o que eles precisavam fazer em campo. Foi um lindo jogo, realmente acreditamos nisso. Eu disse que nenhum adversário tinha asas, que era um jogo 11 contra 11 em campo, e mostramos um grande coração, uma grande vontade. Não temos limites, temos potencial para coisas maiores”.

“Acho que merecemos completamente a classificação por aquilo que mostramos. Os rapazes jogaram um futebol competitivo, com grande convicção de que poderíamos vencer, mesmo enfrentando uma grande seleção. Todos merecem parabéns. Falávamos desde o início que esse jogo em Lisboa seria uma final e que só os resultados nos levariam ao lugar desejado. Tivemos força mental, maturidade, atitude, sacrifício, respeito… Isso tudo deixou a Sérvia orgulhosa nesta noite. Os rapazes merecem os parabéns e a Sérvia deve comemorar nesta noite”, complementou. Certamente os torcedores seguiram as palavras do comandante.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo