Eliminatórias da Copa

Resumão da Europa: Rússia abre vantagem sobre a Croácia, e Holanda goleia novamente

A Turquia conseguiu uma virada incrível, e Gales adiou a classificação da Bélgica

A segunda-feira de Eliminatórias Europeias teve a primeira seleção classificada à Copa do Mundo do Catar – além do país-sede, claro. A Alemanha carimbou a sua vaga ao golear a a Macedônia do Norte por 4 a 0. Não teve duas porque País de Gales, mesmo garantido na repescagem por meio da Liga das Nações, adiou a comemoração da Bélgica. A Holanda manteve-se na dianteira com outro show de Memphis, e a Rússia abriu vantagem em relação à Croácia após vencer a Eslovênia. Vamos ao resumão do dia.

Grupo G: Holanda goleia com show de Memphis

A amostra ainda é pequena, mas o retorno de Louis van Gaal à seleção holandesa até agora tem sido um sucesso. Após estrear empatando com a Noruega, são quatro vitórias e três goleadas. Nesta segunda-feira, com dois gols e duas assistências, Memphis comandou o 6 a 0 sobre Gibraltar que mantém a Laranja no comando do Grupo G.

Noa Lang foi titular pela primeira vez pela esquerda do 4-3-3 de Van Gaal, e Georginio Wijnaldum voltou ao meio-campo ao lado de Frenkie de Jong e Davy Klaassen. O primeiro gol não demorou para sair. Logo aos nove minutos, Memphis cobrou escanteio da esquerda e Van Dijk apareceu na primeira trave para desviar de cabeça. O atacante do Barcelona perdeu pênalti, aos 19, mas depois apenas empurrou às redes o passe de Klaassen em jogada que começou com um lançamento de De Vrij e ótima jogada individual de Lang.

Antes do intervalo, Memphis fez 3 a 0, desta vez acertando a cobrança de pênalti. Denzel Dumfries marcou o quarto de cabeça, com assistência do garoto Lang, e Arnaut Danjuma fez o quinto, após toque de cabeça de Weghorst. Memphis serviu para Donyell Malen fechar a goleada que deixa a Holanda com 19 pontos, após oito rodadas.

Sem Erling Haaland, a Noruega havia conseguido manter a Turquia afastada e nesta segunda-feira venceu Montenegro por 2 a 0. Stefan Strandberg ajeitou de cabeça para Mohamed Elyounoussi marcar. O jogador do Celtic fechou o placar nos acréscimos com um bonito chute de fora da área. A dois jogos do fim, os noruegueses têm dois pontos a menos que os holandeses – e eles se enfrentam na última rodada.

Quem ainda está na briga é a Turquia. Com técnico novo, o alemão Stefan Kunz, a vitória desta segunda-feira contra a Letônia foi emocionante. A dona da casa havia aberto o placar aos 35 minutos da etapa final com um gol contra de Merih Demiral. Os turcos empataram cinco minutos depois com um desvio sutil de cabeça de Serdar Dursun e, aos 53 minutos, Burak Yilmaz teve um pênalti para conseguir a virada. Bateu firme e levou a Turquia à loucura – e o técnico Kunz a uma reação emocionante.

Standings provided by SofaScore LiveScore

.

.

.

.

Grupo H: Rússia abre vantagem

O Grupo H começou com Rússia e Croácia empatadas na liderança. E terminou com os russos em vantagem após a vitória por 2 a 1 sobre a Eslovênia, e o empate da vice-campeã mundial com a Eslováquia por 2 a 2. E o melhor é que os dois times ainda se enfrentam na última rodada das Eliminatórias Europeias em 14 de novembro.

Fora de casa, a Rússia abriu 2 a 0 sem demora contra a Eslovênia. Igor Diveev abriu o placar desviando de cabeça a cobrança de falta de Daniil Fomin. Quatro minutos depois, aos 32, Diveev deu um toque de calcanhar, a bola pingou e sobrou para Georgiy Dzhikiya emendar uma meia bicicleta. Andraz Sporar deu um toque inteligente para Josip Ilicic descontar antes do intervalo, mas o placar não se mexeu no segundo tempo.

Enquanto isso, a Croácia se complicou contra a Eslováquia. Hamsik cobrou falta na segunda trave para Ivan Schranz abrir o placar de cabeça. Andrej Kramaric apareceu livre na pequena área para empatar, após cobrança de escanteio, mas a Eslováquia fez 2 a 1 no contra-ataque. Lukas Haraslín recebeu na segunda trave, ajeitou à perna direita e bateu no canto. Luka Modric arrancou o empate em uma cobrança de falta, com desvio na barreira, e Nikola Vlasic chegou a ter um gol anulado.

Lanternas com cinco pontos cada, Malta e Chipre empataram por 2 a 2.

Standings provided by SofaScore LiveScore

.

.

.

.

 

Grupo J: Alemanha se classifica, e Romênia sobe à repescagem

Após um primeiro tempo mais travado, a Alemanha deslanchou para golear a Macedônia do Norte, por 4 a 0, e selar a sua classificação à Copa do Mundo do Catar. Kai Havertz abriu o placar, em jogada de contra-ataque armada por Thomas Müller, que também deu bonito passe para Timo Werner ampliar. O atacante do Chelsea fez o terceiro com uma batida colocada de fora da área, e Jamial Musiala fechou o placar. Com 21 pontos, a duas rodadas do fim, a tetracampeã mundial não pode mais ser alcançada pela segunda colocada.

Que, agora, é a Romênia. Um gol solitário de cabeça, aos 26 minutos, marcado por Alexandru Mitrita, após cobrança curta de escanteio, garantiu a vitória por 1 a 0 sobre a Armênia. Ainda está tudo embolado, porém. Os romenos têm 13 pontos, contra 12 de Macedônia do Norte e Armênia. A boa notícia à Romênia é que seus últimos dois confrontos são contra Islândia e Liechtenstein, os piores times da chave.

Liechtenstein um pouco pior, claro. Nesta segunda-feira, foi goleado pela Islândia, por 4 a 0, com dois gols de Albert Gudmundsson. Andri Gudjohnsen e Stefan Pordarson também marcaram a favor da seleção nórdica.

Standings provided by SofaScore LiveScore

.

.

.

.

 

Grupo E: Gales adia vaga da Bélgica

A Bélgica não entrou em campo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo nesta Data Fifa porque estava envolvida com as finais da Liga das Nações. Ainda assim, poderia ter se classificado nesta segunda-feira, caso Gales não vencesse a Estônia. Mas um gol chorado de Kiefer Moore, após a bola passar muito tempo viva dentro da área, deu aos galeses a vitória por 1 a 0. Estão a cinco da Bélgica e, com dois jogos pela frente, ainda podem alcançá-los.

De resto, o grupo está mais ou menos definido porque tanto Gales quanto Tchéquia foram líderes de suas chaves na Liga das Nações e, como não podem mais ser superados pela Estônia, e irão à repescagem de qualquer jeito – a menos que Gales supere a Bélgica, o que é bastante improvável – de um jeito ou de outro.

Patrik Schick pegou de primeira o passe de Michel Sadílek para abrir o placar com um bonito gol, e Adam Hlozek fechou a vitória por 2 a 0 da Tchéquia sobre Belarus. Tchecos e galeses estão empatados com 11 pontos. O time britânico tem um jogo a menos.

Standings provided by SofaScore LiveScore

.

.

.

.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo